Arrancamos sem rodeios. Somos pela Europa, a nossa Europa, dos 27, dos que querem estar. Dos que lutaram por um objetivo comum de pôr termo às guerras entre países vizinhos no nosso continente, ao mesmo tempo que o tornaram no mais evoluído, no binómico económico e social.
Somos pela Europa, sem interrogações, interjeições ou reticências. É de ponto final na conversa que evolui para uma exclamação vigorosa quando dizemos: “Sou cidadão da Europa!”. O filósofo ateniense Sócrates que nos perdoe a ousadia de mexermos na frase que lhe é atribuída, mas o nosso mundo é a Europa.
A paz foi conseguida, a união conquistada e a prosperidade acelerada. Contudo, nada é garantido! Nada é-nos oferecido! O caminho faz-se caminhando, dizem os dizeres populares, mas, escreve a história dos livros, nem sempre em frente, nem sempre para melhor. Exemplos não faltam de arrecuas, hesitações e desunião. Entre múltiplos fatores que os explicam, é para nós claro que a literacia, a informação e a análise independente e rigorosa são absolutamente críticas para um melhor entendimento do papel da União Europeia no desenvolvimento económico, na solidariedade entre países, na cooperação política, e nas relações internacionais com os outros países do mundo.
Vamos falar muito destes temas da Europa no novel EuroRegião, um jornal diário online que agrega notícias de todas as regiões do País, promovendo informação sobre Fundos Europeus e Política de Coesão da União, mas muitas outras de interesse para o poder local e populações em geral, no intuito de ajudar a melhores decisões no exercício do poder, e de promover o debate das grandes questões que se colocam à sociedade portuguesa na perspetiva da construção do espaço europeu.
O EuroRegião abordará atualidade e organizará as suas notícias, entrevistas e reportagens em regional, fundos europeus, setor empresarial local, infraestruturas, entre outros. Também disponibilizará uma área de repositório com informações detalhadas sobre temas relevantes.
O jornal apostará em formato texto, vídeos e podcasts, tendo já pronto a estrear um estúdio para emissões de diretos e gravações de programas que farão parte de uma grelha semanal ou emissões especiais sempre que se justifiquem pela pertinência e atualidade dos temas.
O EuroRegião é independente face a qualquer ideologia, religião, poder político ou poder económico. E é responsável apenas perante os seus leitores, comme il faut.
Faça o melhor proveito do EuroRegião, e ajude-nos com comentários e sugestões a tornar este jornal útil para si e uma melhor companhia.
A ideia foi nossa. O EuroRegião é seu.
Publisher do EuroRegião
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.