summary_large_image
Presidente da Assembleia da Freguesia de Paranhos
“Casa dos Livros”, em homenagem a Vasco Graça Moura
A Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) inaugurou, no passado dia 1 de abril, o Centro de Estudos da Cultura em Portugal, também designado como Casa dos Livros, no Palacete Burmester.
29 Jun 2022, 00:00

O edifício, sito na Rua do Campo Alegre, no n.º 1055, remonta aos finais do séc. XIX e deve o seu nome à família que encomendou a sua construção: os Burmester. De casa de família, passou, após várias vicissitudes, para a posse da Universidade do Porto.

Aquando da sua refundação em 1961, a FLUP acolheu este edifício e após vários anos de muita atividade científica e pedagógica e de uma recente e completa requalificação, transforma-se agora em centro da cultura portuguesa.

A sua designação como “Casa dos Livros”, foi decidida em homenagem a Vasco Graça Moura, cujo legado bibliográfico, entre outro espólio de grande valor cultural, foi cedido pela família perpetuando a designação que o próprio Vasco Graça Moura dera ao seu local de trabalho e “mundo” de criação na Eira do Catavento, propriedade rural no concelho de Almeirim.

Este espaço, também ele de investigação, criação, preservação e promoção, que se quer integrado e disponível no contexto cultural da Universidade Do Porto, mas também da cidade e da região, aos mais diversos agentes, tem na sua Missão os seguintes pontos:

– Acolher e proceder ao tratamento técnico de acervos documentais;

– Apoiar, em articulação com as unidades de investigação da FLUP, o estudo e a divulgação dos legados, estimulando perspetivas multidisciplinares;

– Promover atividades de acesso e comunicação amplos e de valorização dos acervos à sua guarda, nomeadamente através de Exposições, Cursos Livres, Tertúlias, visitas guiadas, Conferências, Workshops, Debates e outras atividades que potenciem a sua dimensão cultural, quer da sua própria agenda, quer em parcerias diversas;

– Apoiar iniciativas de colaboração com outras entidades da cidade que promovam a literatura portuguesa;

– Acolher nacionais e estrangeiros que pretendam conhecer os acervos e as múltiplas dimensões da Cultura em Portugal que a “Casa dos Livros” promove;

A este legado, somam-se outros acervos, nomeadamente os dos poetas e escritores Albano Martins, Herberto Helder, Manuel António Pina e mais, recentemente, o de Virgínia Monteiro, o do intelectual e Professor da FLUP, Óscar Lopes, o do Historiador e também Professor da FLUP, Humberto Baquero Moreno, mas também a Biblioteca do gramático António Cortesão. A este núcleo inicial juntar-se-á o do Poeta Eugénio de Andrade, por decisão da Câmara Municipal do Porto.

Este centro de cultura, conta com vários espaços visitáveis, nomeadamente a Sala Vasco Graça Moura, conta também com três auditórios com capacidade para 55/60 pessoas, duas salas grandes para Exposições e outras salas para reuniões, pequenas Exposições ou Mostras. Tudo isto inserido num espaço verde de eleição, pertencente também à Universidade.

De referir, também, a proximidade com outras instituições universitárias inseridas no Pólo do Campo Alegre da UP, como por exemplo a Galeria da Biodiversidade e o Círculo Universitário do Porto, enriquecendo assim, este corredor cultural.

Está, desta forma, à disposição de todos os agentes culturais que no âmbito da Missão e Vocação do Centro de Estudos da Cultura em Portugal/Casa dos Livros o queiram visitar e potenciar, um novo espaço multidisciplinar aberto ao mundo, à Cultura, à região e à cidade.

Vale a pena conhecer!

  Comentários