summary_large_image
Director de Informação
Editorial: A história da Mosca-Soldado-Negro
As moscas podem vir a resolver dois grandes desafios da sociedade, a alimentação da população mundial, que é crescente e precisa de novas fontes de proteína sustentável, e o combate ao desperdício.
12 Abr 2022, 12:00

As moscas são chatas, toda a gente sabe, e sinal de sujeira. Contudo, a Entogreen acredita que as moscas podem ser a solução para a escassez de alimentos que se avizinha nas próximas décadas face ao crescimento da população. Para esta empresa, sedeada em Santarém, a introdução das larvas na alimentação humana na forma de farinha “é um caminho possível” porque “não dá para continuar a produzir e a crescer com as fontes tradicionais de proteína animal – a carne de vaca, de porco, de frango”, assegura Diogo Palha em entrevista ao nosso jornal.

O preço dos combustíveis desceu nesta segunda-feira (11.04), mas segundo os especialistas não será por muito tempo, a guerra na Ucrânia parece não abrandar fazendo com que a crise energética na Europa se agrave por tempo indeterminado. O custo do gás e da gasolina voltará a aumentar. Até lá, tenta-se mitigar o problema. Foi o que fez o Governo Regional da Madeira, na semana passada, ao anunciar um desconto de 30 cêntimos destinado às empresas no setor dos transportes e assim atenuar os efeitos do aumento.

Apesar do custo elevado dos combustíveis, o volume de automóveis dentro das cidades não reduziu. Em Lisboa, por exemplo, a insuficiência na oferta de transportes públicos leva o nosso primeiro convidado do Podcast “20 jovens, 20 distritos” a deslocar-se para a universidade de carro. Apesar do aumento das ciclovias e na oferta de bicicletas da rede Gira, os lisboetas continuam a optar pelo carro nas suas deslocações.

E se lhe pagarem para se deslocar de bicicleta?

Em Braga, a autarquia aderiu a uma iniciativa europeia que permite acumular incentivos monetários, por cada quilómetro pedalado, que podem ser gastos no comércio local. É caso para dizer: quanto mais pedalar, mais pode ganhar! A iniciativa da UE parece bem intencionada, contudo, é uma pena que ainda seja preciso recorrer a este tipo de incentivos para mudar mentalidades face à utilização da bicicleta como meio de transporte.

A iniciativa da UE parece bem intencionada, contudo, é uma pena que ainda seja preciso recorrer a este tipo de incentivos para mudar mentalidades face à utilização da bicicleta como meio de transporte

Há muito que se pensa em alternativas aos combustíveis fosseis, em Portugal a implementação de fontes de energia renováveis é já uma realidade com parques eólicos e centrais fotovoltaicas em muitas regiões e Coimbra será o próximo concelho com uma central fotovoltaica. A nova infraestrutura, localizada em Antuzede, terá uma potência instalada de 987kW.

A modernização da ferrovia avança ou não?

Ainda na semana passada, se falou num “desvio” de verbas entre dois projetos de renovação da ferrovia, o termo utilizado levou a que o vice-presidente da IP viesse a público explicar que não se trata de um “desvio”, mas sim de “engenharia financeira”.

De acordo com Carlos Fernandes, o troço Marco-Régua atrasou-se porque a entidade contratada não conseguiu entregar o projeto dentro do prazo, o que levou à “revogação do contrato”. Devido ao atraso, “o Governo deslocou o dinheiro do FEDER para a linha do Oeste para estabelecer os fundos necessários para a Linha do Douro” que viu o custo da obra duplicar.

Bruxelas: dois “puxões de orelhas” ao Estado Português

A Comissão Europeia levantou dois processos judiciais contra o Estado Português. Um por alegada violação das regras comunitárias no reconhecimento de qualificações profissionais a engenheiros civis e outro por não acautelar a segurança dos cidadãos face aos perigos das emissões de radão. Os Estados-membros deviam, com o apoio da CE, transpor a diretiva até 6 de fevereiro de 2018, mas Portugal, apesar dos diversos contactos da entidade europeia, não elaborou nenhum plano de ação nacional para combater os riscos da exposição ao radão e por isso, a Comissão Europeia avançou uma ação contra Portugal.

  Comentários