HÁ APENAS UM PROGRAMA DA UE EXCLUSIVAMENTE PARA O AMBIENTE
Entre 2021 e 2027, este apoio terá mais de 5 mil milhões de euros para investir em atividades ambientais e no combate contra as alterações climáticas.
Redação
Texto
27 de Fevereiro 2022, 11:00
summary_large_image

A União Europeia (UE) canaliza uma boa parte dos fundos comunitários para combater as alterações climáticas, como acontece com o Fundo para a Transição Justa, o Horizonte Europa, ou em algumas vertentes do Plano de Recuperação e Resiliência. Contudo, o programa LIFE, que integra o Pacto Ecológico Europeu, é o único que se destina exclusivamente a apoiar o ambiente e a ação climática, contando com cerca de 5,4 mil milhões de euros para investir nesse âmbito, entre 2021 e 2027.

Do montante total disponível, 3,5 mil milhões de euros irão financiar atividades ambientais e os restantes 1,9 mil milhões de euros destinam-se ao combate contra as alterações climáticas.

O LIFE foi criado para “contribuir para a transição para uma economia sustentável, circular, energeticamente eficiente, baseada nas energias renováveis, neutra para o clima e resiliente, a fim de proteger, restabelecer e melhorar a qualidade do ambiente, incluindo o ar, água e solos, e travar e inverter a perda da biodiversidade e lutar contra a degradação dos ecossistemas, inclusive através do apoio à implementação e à gestão da rede Natura 2000, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável”.

Para isso, as verbas do programa são canalizadas para a promoção da captação de conhecimento e adoção de novas técnicas, acompanhamento e a execução da legislação e das políticas relevantes da UE, e incentivar o desenvolvimento em grande escala de soluções técnicas de sucesso.

  Comentários