REACT-EU: EUROPA UNIDA CONTRA A COVID-19
A comissária da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, destacou a importância de “toda a Europa” poder “tirar partido do apoio de emergência”.
Redação
Texto
17 de Dezembro 2021, 12:00
summary_large_image

O REACT-EU, ou Recovery Assistance for Cohesion and the Territories of Europe (em português, Assistência de Recuperação para a Coesão e os Territórios da Europa), foi criado como resposta à crise causada pela pandemia de COVI-19. Assim como outras iniciativas promovidas pela União Europeia, o REACT-EU pretende apoiar a recuperação ecológica, digital e resiliente da economia e, para isso, dispõe de 55 mil milhões de euros de fundos adicionais, distribuídos pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), pelo ao Fundo Social Europeu (FSE), e pelo Fundo Europeu de Auxílio às Pessoas mais Carenciadas (FEAD), através do mecanismo Next Generation EU.

O financiamento é distribuído pelos os Estados-Membros, consoante os efeitos da crise económica nos diferentes países, dependendo de vários fatores como, por exemplo, a taxa de desemprego. A Portugal foi atribuído um total de 1 564 milhões de euros, sendo que 1 430 milhões de euros serão utilizados no continente, 96 milhões nos Açores e 64 milhões na Madeira.

Este dinheiro foi utilizado para reforçar o sistema de saúde e a capacidade de testagem, apoiar as pequenas e médias empresas (PME), investir em formação profissional e os recursos humanos nas escolas, na manutenção de postos de trabalho e a criação de emprego, assim como na criação de bases orientadas para o futuro para as transições ecológica e digital e para uma recuperação socioeconómica sustentável.

“Estou satisfeita com o facto de, por toda a Europa, incluindo as suas regiões ultraperiféricas, os Estados-Membros estarem a tirar partido do apoio de emergência da Comissão para lutar contra a pandemia e para dar início a uma recuperação a longo prazo,” sublinhou a comissária da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira.

  Comentários