
Alcoutim e San Lucar de Guadiana vão contar com uma nova ligação rodoviária internacional. A nova infraestrutura existe um investimento de nove milhões de euros, previstos no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
José Apolinário, Presidente da CCDR do Algarve, afirma que a intervenção de diversas entidades no processo de construção da nova ponte faz com que seja necessário criar um fórum onde “todos estejam representados”, explicou à Lusa.
A criação da “comissão de acompanhamento” foi definida na segunda-feira (25.10) num encontro realizado em Sevilha onde o presidente da CCDR/Algarve, o Presidente da Câmara de Alcoutim, Osvaldo Gonçalves, o delegado do Governo em Sevilha, Pedro Fernández Peñalver, e a subdelegada do Governo em Huelva, Manuela Parrala Marcos discutiram o processo de cooperação das regiões e construção da ponte.
“O município de Alcoutim e o município de San Lucar [del Guadiana], em articulação com o delegado do Governo de Espanha na Andaluzia, com a Junta da Andaluzia e a Diputación de Huelva, vão avançar para uma comissão de seguimento e monitorização da obra”, referiu José Apolinário.
Em Portugal, o projeto já está a ser preparado, e de acordo com o Presidente da CCDR do Algarve, “vai brevemente avançar com o procedimento para os estudos geotérmicos, que são indispensáveis para avançar com o projeto da obra”.
A mesma fonte disse ainda que esta quinta-feira está prevista uma Cimeira Luso-espanhola e “as regiões apresentaram um caderno reivindicativo onde esta matéria está incluída”, e questões ligadas à ferrovia e ciclovias.



