NOVA SUBCOMISSÃO DOS FUNDOS EUROPEUS REUNIU-SE PELA PRIMEIRA VEZ
Ontem (21/06), a nova Subcomissão de Acompanhamento dos Fundos Europeus e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) reuniu-se pela primeira vez em audição parlamentar.
Maria João Silva
Texto
22 de Junho 2022, 09:00
summary_large_image

Na audição parlamentar, onde a Agência para o Desenvolvimento e Coesão marcou presença, através dos presidente e vice-presidente da entidade, Cláudia Joaquim e Duarte Rodrigues, que partilharam o ponto de situação nos trabalhos de coordenação dos fundos europeus em Portugal.

Cláudia Joaquim destacou a boa taxa de execução do Portugal 2020 sublinhando a necessidade de uma visão integrada dos efeitos dos Fundos Europeus. Já Duarte Rodrigues, por seu lado, salientou que a Convergência interna e externa é um desafio.

Esta nova entidade vai permitir que “o país possa executar bem, possa executar com as prioridades certas e possa executar com transparência” os fundos provenientes de Bruxelas, afirmou Carlos Pereira, vice-presidente da bancada do Partido Socialista no momento da aprovação da criação da Subcomissão de Acompanhamento dos Fundos Europeus e do PRR, em abril.

Vale a pena relembrar que, tal como o EuroRegião noticiou, a semana passada foi anunciada a criação de uma Comissão Permanente de Acompanhamento ao Investimento Municipal para acompanhar a aplicação dos fundos provenientes do Portugal 2020, do Portugal 2030 e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), cabendo-lhe também a criação de soluções quando surjam constrangimentos à execução das verbas.

Imagem: Captura de Ecrã

  Comentários