O Governo Regional dos Açores e a Universidade dos Açores (UAc) celebraram um contrato de 2,3 milhões de euros para contratação de investigadores.
Segundo a secretária da Cultura, Ciência e Transição Digital do Governo dos Açores, Susete Amaro, “é estruturante o contrato com a UAc num valor global de 2,3 milhões de euros, que dá início a um processo gradual de contratação de investigadores pela UAc, assim contribuindo para a resolução da precariedade laboral na ciência”, afirmou em declarações no âmbito do debate do Plano e Orçamento para 2022, citadas pelo Diário da Lagoa.
Susete Amaro destacou o “compromisso” do Executivo regional em “aumentar o apoio à tripolaridade” da academia açoriana nos seus três polos: Ponta Delgada, Horta e Angra do Heroísmo. “Para 2022, a verba de apoio à da UAc será de 650 mil euros, praticamente o dobro do valor atribuído” pela Governo anterior, reforçou.
Para a ciência, a governante prevê um investimento superior a 14 milhões de euros, que inclui a construção do segundo edifício do Parque de Ciência e Tecnologia Nonagon.
