ONDA DE CALOR VAI AGRAVAR-SE
A onda de calor que chegou hoje a Portugal vai agravar-se com temperaturas a ultrapassarem os 40 graus em algumas regiões do país.
Redação
Texto
7 de Julho 2022, 20:02
summary_large_image

De acordo com o Instituto Português do Ar e da Atmosfera (IPMA), Portugal continental irá enfrentar nos próximos dias uma situação de tempo quente persistente, que deverá dar origem a uma onda de calor em muitas áreas do território.

As previsões apontam para uma temperatura média acima dos 35ºC. No interior do território continental, em especial da região Sul, e nos vales do Tejo e Douro, as temperaturas deverão atingir valores superiores a 40°C a partir de sexta-feira, podendo alcançar localmente valores acima de 42°C.

“Estas condições meteorológicas, associadas também a valores baixos da humidade relativa do ar, resultarão igualmente num aumento significativo do Perigo de Incêndio Rural, que deverá situar-se nas classes Máximo e Muito Elevado em quase todo o interior Norte e Centro e no interior do Algarve”, alerta o IPMA.

Esta vaga de calor deverá manter-se até 14 de julho. Os meteorologistas alertam para a necessidade dos cidadãos de manterem hidratados e evitarem exposição nas horas de maior calor.

O ministro da Administração Interna sublinhou, ontem (07/07), depois da reunião do Centro de Coordenação Operacional Nacional, a necessidade de aumentar o nível de alerta no país.

Os distritos de Lisboa e Leiria já se encontram sob o aviso laranja. A partir de sexta-feira (08/07), o mesmo estado de alerta vai estender-se aos distritos de Coimbra, Santarém, Setúbal, Évora e Beja e no sábado também a Portalegre, Castelo Branco, Bragança, Vila Real, Braga e Porto.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado para incêndios.

 

FOTO: ECMWF

  Comentários