LEGISLATIVAS 2022: SE VOTA EM FARO, CONHEÇA OS CANDIDATOS
As próximas eleições legislativas estão agendadas para dia 30 de janeiro de 2022. Em Faro, já se conhecem os cabeça de lista dos principais partidos políticos nacionais.
Redação
Texto
18 de Janeiro 2022, 12:00
summary_large_image

Faro conta com 386.477 mil  eleitores inscritos, e elege 9 deputados para a Assembleia da República.  

Nas Legislativas de 2019, o Partido Socialista conquistou 36,75%, seguindo-se o PSD, com 22,30%, o  Bloco de Esquerda com 12,31% e o CDS-PP com 3,81%. Nesse ato eleitoral, o PS elegeu 5 deputados mas, nas últimas eleições autárquicas, a vitória foi da coligação “Unidos por Faro”, do PSD, CDS/PP, IL, MPT e PPM, fazendo com que Rogério Bacalhau desse início a um novo mandato enquanto Presidente da Câmara de Faro.  

Conheça os candidatos de Faro para as eleições legislativas de 2022: 

Partido Socialista (PS) 

Jamila Madeira 

Nasceu a 17 de julho de 1975 e sempre esteve ligada à política através da família. Desde cedo começou a fazer parte da militância política, tendo-se filiado na Juventude Socialista. 

Em 1994 foi eleita Comissária Nacional da Juventude Socialista e, no ano seguinte, arrecadou o cargo de  presidente da Mesa da Comissão Política Concelhia da JS/Loulé até 1997, ano em que foi eleita Membro da Comissão Política Distrital da JS/Algarve. 

Entre 1994 e 2000 fez parte da Comissão Política Nacional da Juventude Socialista e foi Secretária Nacional da Juventude Socialista, com a pasta das Relações Internacionais, mas foi em 1999 que foi eleita deputada para a Assembleia da República pelo círculo de  Faro. 

Em 2001 fez parte da Comissão Política Nacional de recandidatura de Jorge Sampaio a Presidente da República e, em 2004, apesar de ter sido eleita de novo como deputada à IX Legislatura, renunciou o cargo para assumir o mandato de deputada no Parlamento Europeu. 

Atualmente, é deputada e faz parte da Comissão de Orçamento e Finanças [Suplente] e da Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação. 

Partido Social-Democrata (PSD) 

Luís Gomes 

Luís Filipe Gomes nasceu em 1973, e formou-se em Engenharia do Território pelo IST, tendo realizado uma Pós-Graduação em Ciências Económicas e Empresariais. Atualmente, é professor universitário e, nas Legislativas de 2022, assume o papel de cabeça de lista por Faro, substituindo Cristóvão Norte que, nas eleições diretas do Partido Social-Democrata (PSD), apoiou Paulo Rangel enquanto mandatário regional desta candidatura. 

O militante foi candidato do PSD à presidência da Câmara de Vila Real de Santo António, autarquia que presidiu até 2017, tendo perdido as eleições para Célia Paz, do Partido Socialista. 

Luís Gomes  é Deputado na IX Legislatura, Vereador na Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Presidente da Comissão Política da Secção do PPD/PSD de Vila Real de Santo António e Docente na Universidade do Algarve. 

Bloco de Esquerda (BE) 

José Gusmão 

José Guilherme Figueiredo Nobre de Gusmão, nascido em 1976, é economista e político. Durante o seu percurso académico integrou a direção da Associação dos Estudantes do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), em Lisboa, e foi assistente de investigação no Centro de Investigação Sobre Economia Portuguesa. 

Foi militante do Partido Comunista Português, mas aderiu ao Bloco de Esquerda, partido que representou na Assembleia da República durante a XI Legislatura, tendo sido eleito deputado para o Parlamento Europeu nas eleições de 2019 pelas listas do Bloco de Esquerda.  

Coligação Democrática Unitária PCP-PEV (CDU) 

Catarina Marques 

A candidata  da CDU tem 44 anos e é professora de  Educação Especial no Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira, em Faro, e dirigente do Sindicato dos Professores da Zona Sul. 

Durante o seu percurso foi eleita no Conselho Pedagógico da Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve, foi dirigente associativa no Clube Desportivo de Montenegro e Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Montenegro. 

A nível político já foi eleita na Assembleia de Freguesia de Montenegro e na Assembleia Municipal de Faro. É membro da Direção da Organização Regional do Algarve do PCP e da Comissão Concelhia de Faro do PCP. 

Partido do Centro Democrático Social – Partido Popular (CDS-PP) 

José Pedro Caçorino 

Com 60 anos de idade, José Pedro Caçorino é profissional de seguros, e já foi número dois da lista do CDS-PP às Legislativas de 2019, encabeçada por João Rebelo que, na altura, não foi eleito.  

O militante foi líder distrital do partido e, entre 2013 e 2021, desempenhou o papel de vereador da Câmara Municipal de Portimão. Nas autárquicas de 2021, Caçorino foi presidente do CDS/Algarve e candidatou-se à Junta de Freguesia de Portimão, mas perdeu. 

Partido Animais e Natureza (PAN) 

Ana Poeta 

Ana Poeta, técnica de educação de adultos e desenvolvimento local,  foi candidata do PAN à Câmara Municipal de Loulé nas últimas Autárquicas, tendo substituído Paulo Batista que, em 2019, foi cabeça de lista pelo Algarve nas Legislativas. 

Em 2005, escolheu Loulé para educar o seu filho e trabalhar na área do desenvolvimento local sustentável. 

Em entrevista ao jornal Barlavento, a candidata defende que “os algarvios não podem continuar a ser tratados como portugueses de segunda categoria nem o Algarve pode ser visto como a estância turística do resto do país”, defendeu.  

Iniciativa Liberal (IL) 

Cláudia Vasconcelos 

Com 38 anos de idade, Cláudia Vasconcelos, diretora hoteleira, vai ser a cabeça de lista da Iniciativa Liberal pelo Algarve, nas Legislativas de 2022. A candidata  liberal é coordenadora do núcleo territorial do partido em Faro e membro da comissão executiva da IL. 

CHEGA (CH) 

Pedro Pinto 

Pedro Pinto é secretário-geral do CHEGA, mas já passou pelo jornalismo, tendo também sido empresário. O candidato não tem qualquer ligação ao Algarve, mas o antigo diretor da revista “Ruedo Ibérico”, dedicada às touradas, é o cabeça de lista do partido liderado por André Ventura. 

O candidato já passou pelo CDS-PP, em Portalegre, mas foi enquanto militante do CHEGA que, nas últimas eleições Autárquicas, arrecadou 2,4% dos votos para a Câmara de Beja. 

Posteriormente, entregou a Distrital Beja do Chega a Pedro Miguel Estanislau Coutinho, para a sua nova missão de Secretário-Geral Adjunto no partido. 

LIVRE (L) 

Marta Setúbal 

Natural de Vila Real de Santo António, Marta Setúbal é arquiteta e desempenha a sua profissão de forma ativa e coordenada com a população de Vila Real de Santo António (VRSA) e as suas memórias. 

Durante o seu percurso académico desenvolveu um projecto para VRSA para resgatar a história da região e, recentemente foi admitida no curso de doutoramento de Arquitectura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos, no ISCTE, para continuar a investigação já iniciada sobre VRSA e os seus habitantes. 

Tornou-se membro do partido em março de 2020 e, atualmente, é co-coordenadora do do Grupo de Trabalho Comunicação da Assembleia do LIVRE e do Círculo Temático Esquerda (em cessação de funções neste último), co-organizadora do 25 de Abril LIVRE de 2020 e 2021 e membro do GCL Algarve. 

  Comentários