GALEÃO DO SAL VOLTA A NAVEGAR COM APOIO DE FUNDOS EUROPEUS
A embarcação histórica regressou ao mar após um longo período de recuperação e modernização ao abrigo do Programa Operacional MAR 2020.
Redação
Texto
20 de Dezembro 2021, 14:00
summary_large_image

O antigo Galeão do Sal “Estou Para Ver” está de regresso a Cascais. Com mais de 102 anos de história, a embarcação volta a estar ao serviço de passeios temáticos e de expedições científicas, após ter sido recentemente recuperada e modernizada ao abrigo da candidatura ao Programa Operacional MAR 2020. 

A requalificação do “Estou Para Ver” foi feita no estaleiro “Jaime Costa”, na Moita, e através do modelo de construção naval tradicional, o processo exigiu o desmantelamento da cabine, convés e costado, mas também a substituição da cabine e cavernas, rota de proa, sobrequilha e quilha. 

Além disso, a embarcação tem agora novos equipamentos de navegação, comunicação e segurança, bem como um motor que permite transportar até 40 passageiros e tripulação. O “Estou Para Ver”,  com 8,52 metros de comprimento, 4,90 metros de boca e 1,33 metros de pontal,  é uma das poucas embarcações tradicionais portuguesas que ainda estão no ativo. 

O Galeão do Sal vai ficar ligado ao Museu do Mar Rei D. Carlos e à Fundação D. Luís I que, com ele, realizarão passeios temáticos, conferências e expedições científicas a bordo, direcionadas para instituições de ensino, coletividades e turistas. 

  Comentários