ESPANHA VAI APOSTAR NA FERROVIA PORTUGUESA
A divisão espanhola da empresa de transportes Arriva vai relançar a ligação ferroviária que liga o Porto, Vigo e Corunha.
Maria João Silva
Texto
5 de Maio 2022, 14:30
summary_large_image

A empresa do grupo alemão Deutsche Bahn revelou, em declarações ao EuroRegião, a vontade de apostar na linha ferroviária que liga o Porto, a Vigo e à Corunha, mas afirma que o projeto só avançará se “as condições necessárias forem cumpridas”, nomeadamente a “recuperação da procura” e o “acesso a material circulante”. 

Na mesma resposta, a entidade justifica o interesse com a “existência de procura social”, acrescentando que “em Espanha não há um mercado de aluguer de comboios tão maduro como há noutros países da Europa. A disponibilidade é muito limitada, pelo que se torna necessária a compra de veículos, e isto requer prazos”, respondeu fonte oficial da Arriva ao EuroRegião. 

Vale a pena relembrar que em 2018, segundo a notícia avançada pelo jornal O MINHO, a empresa pediu  autorização para operar numa nova linha entre as duas cidades, num percurso de 342 quilómetros que deverá percorrer em duas horas e 46 minutos. O itinerário passará em Corunha, Santiago de Compostela, Pontevedra, Vigo Guixar, Valença, Nine e Porto-Campanhã. 

A Arriva obteve autorização para operar na linha em 2019 e, segundo a Comissão Nacional de Mercados e Concorrência (CNMC) espanhola, a entrada da empresa não afeta o equilíbrio económico o contrato de serviço público da Renfe com o Estado espanhol e vai beneficiar os passageiros ao fornece novas frequências e permitir o aparecimento de serviços combinados de autocarros. 

Em terminou, definitivamente, a sua atividade de transportes públicos de passageiros em Vale do Ave e  no Grande Porto em dezembro de 2021, mas continua a apostar na ferrovia portuguesa.

Atualmente, na Linha da Beira Baixa, estão a ser realizados serviços da Celta, da Renfe e da CP – Comboios de Portugal que ligam Porto-Campanhã a Vigo-Guixar.  

  Comentários