EMPRESAS ALGARVIAS RECEBEM 6 MILHÕES DE EUROS DE FUNDOS EUROPEUS
O CRESC Algarve 2020 aprovou 42 candidaturas de pequenas e microempresas ao Programa de Apoio à Produção Nacional. Serão assegurados 400 postos de trabalho em 13 concelhos da região.
Redação
Texto
4 de Novembro 2021, 16:30
summary_large_image

O Programa Operacional CRESC Algarve 2020, para a gestão de fundos europeus na região, vai apoiar 42 pequenas e microempresas, no âmbito do Programa de Apoio à Produção Nacional (PAPN), com um investimento de 5,98 milhões de euros. 

As empresas que vão receber este apoio localizam-se, na sua maioria, em territórios de baixa densidade e o financiamento proveniente do PAPN vai permitir a manutenção de 400 postos de trabalho em 13 concelhos do Algarve. 

O contributo do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) visa a aquisição de máquinas, equipamentos, serviços tecnológicos/digitais e sistemas de qualidade, sistemas de certificação que alterem os processos produtivos das empresas, contribuindo para a transição digital e energética, e para a introdução de processos de produção ambientalmente mais amigáveis e que sejam, simultaneamente, um estímulo à produção nacional. 

As atividades associadas ao “fabrico de outros produtos minerais não metálicos” são as que vão contar com um maior investimento e financiamento comunitário atribuído, seguindo-se as “indústrias alimentares” e a indústria transformadora devido à necessidade de apoio no processo de “reparação, manutenção e instalação de máquinas e equipamentos”, envolvendo também as “indústrias da madeira e da cortiça e suas obras, exceto mobiliário; fabricação de obras de cestaria e de espartaria”, “fabricação de produtos químicos e de fibras sintéticas ou artificiais, exceto produtos farmacêuticos” e “impressão e reprodução de suportes gravados”. 

  Comentários