O presidente da 28.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP28) está atualmente a finalizar uma nova versão do Balanço Global, tomando como base as “linhas vermelhas” delineadas pelas diferentes partes envolvidas durante a noite.
Estas informações foram avançadas pelo diretor-geral da cimeira, realizada na passada segunda-feira, dia 11 de dezembro, que optou por não fornecer detalhes específicos acerca da questão relacionada com os combustíveis fósseis.
“Passámos a última noite a discutir e a receber ‘feedback’, e isso colocou-nos numa posição para redigir um novo texto, que inclui todos os elementos de que precisamos para um plano compreensivo até 2030”, declarou o embaixador Majid Al Suwaidi, que desempenha o cargo de diretor-geral da COP28.
No decorrer da conferência, o responsável revelou que o novo texto está a ser meticulosamente elaborado com base nas diretrizes apresentadas pelos países ao longo da noite, uma vez que foram conhecidos os detalhes do rascunho inicial divulgado ao final da tarde.
“O texto que divulgámos foi um ponto de partida para a discussão. É completamente normal num processo baseado no consenso. Sabíamos que as opiniões estavam polarizadas, mas desconhecíamos as ‘linhas vermelhas’ dos países”, acrescentou o embaixador, destacando a natureza colaborativa e consensual do processo em curso.