CARNAVAL 2022: SAIBA ONDE VAI PODER CELEBRAR
Grande parte das festas foram canceladas, mas há algumas cidades onde já vai ser possível celebrar o carnaval.
Redação
Texto
16 de Fevereiro 2022, 11:00
summary_large_image

Este ainda não será o ano do regresso à normalidade, mas nem tudo são más notícias. Se é fã do Carnaval, este mês vai poder voltar a celebrar. Apesar da maioria das autarquias ter cancelado as festividades, algumas cidades portuguesas vão manter a tradição ou adotar planos alternativos para os festejos.

Entrudo Chocalheiro, Macedo de Cavaleiros, Bragança

Considerado o “Carnaval mais Genuíno de Portugal” e Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, o Entrudo Chocalheiro, onde brilham os históricos Caretos, vai realizar-se de 26 de fevereiro e 1 de março.

O programa inclui os desfiles típicos da época, a tradição dos “Caretos à solta” na aldeia de Podence, mercados regionais, animação de rua, a “queima do entrudo na Eira dos Caretos”, entre muitas outras atividades.

Em simultâneo, irá decorrer o Festival do Grelo, em todos os restaurantes aderentes.

Carnaval de Ovar, Aveiro

Este ano, o carnaval de Ovar passa das ruas para os palcos. A Câmara Municipal decidiu cancelar o tradicional desfile, mas realizar as comemorações no Centro de Arte e Escola de Artes e Ofícios, com uma programação alargada.

Ao longo de todo o mês de fevereiro, e até 01 de março, as duas principais salas de espetáculo da cidade “vão encher-se de vibrações carnavalescas, com música, stand up, cor, alegria e folia, celebrando o Carnaval de forma segura e cumprindo as normas e orientações da DGS”, promete a autarquia.

Haverá “exposições, animação de rua, gigantones, máscaras gigantes decoradas pela comunidade, oficinas e visitas que proporcionarão momentos de conhecimento, diversão, convívio e criatividade, tão característicos do Carnaval vareiro”, acrescenta.

Figueira da Foz, Coimbra

A Figueira da Foz decidiu manter o desfile de Carnaval, com “as mesmas cautelas que vigoram para os outros espetáculos” para quem quiser entrar no recinto.

Segundo o município, “a evolução dos números da pandemia, e também o movimento generalizado no continente europeu, incluindo naturalmente Portugal, de levantamento das restrições, vêm dar razão à prudência com que a câmara municipal tratou também esta matéria”, evitando o cancelamento dos festejos.

A autarquia convida ainda todos “os cidadãos residentes noutros concelhos onde os festejos tenham sido cancelados” a “vir ao Carnaval da Figueira da Foz”, mas lembra que será necessário “mostrar o certificado digital da dose de reforço ou teste antigénio negativo”.

  Comentários