CARLOS MOEDAS TOMA POSSE COMO PRESIDENTE DA CÂMARA DE LISBOA
O social-democrata Carlos Moedas toma hoje posse como presidente da Câmara Municipal de Lisboa. A primeira medida será criar transportes públicos gratuitos.
Redação
Texto
18 de Outubro 2021, 11:50
summary_large_image

Hoje (18/10), Carlos Moedas vai tomar posse como presidente da Câmara de Lisboa depois de ter vencido a candidatura do presidente cessante, Fernando Medina, nas eleições autárquicas.

Depois de 14 anos de governação do PS na Câmara de Lisboa, Carlos Moedas foi eleito pela coligação Novos Tempos (PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança), com 34,25% dos votos.

Durante a campanha, o futuro presidente da Câmara da capital deu prioridade às questões de mobilidade na cidade, com várias propostas polémicas, particularmente a extinção de ciclovias como a da Avenida Almirante Reis (amanhã 19/10 os ciclistas de Lisboa vão manifestar-se contra a medida). Mas, segundo o Jornal Público, as prioridades do novo autarca serão a disponibilizar transportes públicos gratuitos para jovens e idosos, a criação de um plano de saúde para idosos e a devolução do IRS.

Recentemente, Fernando Medina renunciou, numa carta enviada à Assembleia Municipal, ao cargo de vereador na Câmara Municipal de Lisboa para evitar a “pessoalização do debate”.

“Ao contrário do Governo, onde só fazem parte do executivo membros nomeados pelo primeiro-ministro, a oposição nas autarquias integra o executivo. A minha saída da câmara municipal facilita a vida aos futuros órgãos da autarquia, reduzindo o nível de pessoalização do debate e concentrando a discussão política na procura de soluções para os desafios do futuro”, escreveu o presidente cessante.

A cerimónia de tomada de posse do presidente, vereadores, dos deputados municipais eleitos para a Assembleia Municipal e dos presidentes de Juntas de Freguesia, vai decorrer pelas 17h00, na Praça do Município.

  Comentários