ALENQUER PROMOVE CULTURA EM TEMPO DE FÉRIAS
O município de Alenquer mantém as portas abertas para a Cultura até ao fim do verão.
Redação
Texto
8 de Julho 2022, 16:47
summary_large_image

Até setembro, o município vai dinamizar um conjunto de atividades culturais gratuitas, que prometem servir todos os gostos e idades, numa lógica de promover e levar a cultura a toda a população, mas também de atrair mais visitantes ao concelho de Alenquer. Propostas não faltam e vão desde concertos, teatros, clubes de leitura, exposições, conferências ou roteiros culturais. Nos fins de semana até 16 de julho, Alenquer dá palco à 3.ª Edição das Músicas do Mundo, que tem como objetivo levar à população do concelho outros tipos de sonoridades menos conhecidas, na perspetiva de alargar o horizonte cultura dos munícipes.

Alenquer, Carregado, Meca e Olhalvo recebem estes concertos, que decorrem sempre às 21h30 e são de entrada gratuita. O evento traz ritmos como flamengo, samba, jazz ou blues e o cartaz promete atrair muitos amantes de música.

A oferta passa também pelo teatro. O Auditório Damião de Góis acolhe a peça “Em Nome do Espírito Santo”, com sessões a 10 e 24 de julho, às 18h.
Até 30 de julho, é possível assistir também à peça de teatro “Sonho de uma Noite de Verão”, de William Shakespeare, com encenação de Simão Biernat e participação do grupo coral Vozes Maduras. A encenação terá lugar nos Claustros do Convento de São Francisco e acontece às sextas-feiras e sábados, pelas 21h30.

Para os aficionados pela leitura, a Biblioteca Municipal de Alenquer dinamiza, a partir de 7 de julho, o Biblioteca Fora de Portas, uma iniciativa de entrada livre e sem inscrição, destinada às famílias, onde poderá ouvir histórias, participar em ateliês e ainda conta com pinturas faciais para os mais novos.

O ciclo decorre até ao final de agosto, em vários pontos do concelho, casos de Alenquer, Carregado, Merceana e Abrigada.

Entre julho e agosto, a Biblioteca Municipal vai estar a dinamizar também O Livro conVida à Hora do Conto, um conjunto de sessões de hora do conto, subordinadas à obra “A Verdade segundo o Artur”, de Tim Hopgood e David Tazzyman.

O Museu Damião de Góis e das Vítimas da Inquisição vai organizar um Ciclo de Conferências de Filosofia, com o apoio da Nova Acrópole. A sessão mais próxima realiza-se a 16 de julho (15h30), no Museu João Mário, subscrita ao tema “A Sabedoria de Sócrates”.

Juntam-se a estas, iniciativas como a Exposição “Clube da Agulha“, que resulta de um projeto de reutilização dos têxteis doados à Loja Social, protagonizado por alunas da Universidade da Terceira Idade de Alenquer, ou ainda as Rotas Turísticas, que contemplam as rotas da Igreja e dos Moinhos, a decorrer até setembro.

 

Foto: CM Alenquer/DR

  Comentários