AÇORES VÃO MANTER FINANCIAMENTO A ESTAÇÕES GEODINÂMICAS E ESPACIAIS
O presidente do Governo dos Açores afirmou que o executivo vai manter o financiamento à Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais que, até 2022, vai receber 657 mil euros.
Redação
Texto
2 de Dezembro 2021, 16:00
summary_large_image

José Manuel Bolieiro, líder do Governo Regional dos Açores, durante a visita à Associação RAEGE Açores, afirmou: “Nós vamos continuar com este investimento, felizmente acompanhados, tendo em conta o músculo financeiro que isto implica e reclama, desde logo da própria estratégia europeia quanto aos cofinanciamentos comunitários”.

Segundo a mesma fonte, o executivo açoriano vai recorrer ao quadro financeiro plurianual 2021-2027 e ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para financiar projetos científicos, acrescentando ainda que estas iniciativas são particularmente importantes para “potenciar” a posição geoestratégica do arquipélago. “[Temos] essa oportunidade de potenciar a ciência já realizada nos Açores e também, não podemos esconder, pelo contrário, temos de potenciar a nossa posição geoestratégica para estas observações e para essa retenção e captação de dados”, explicou. 

Já o presidente do Conselho de Administração da Associação RAEGE, Francisco Wallenstein, realçou a importância do apoio do Governo Regional à iniciativa da Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais, uma vez que esta representa a Região Autónoma dos Açores na Assembleia Geral da Agência Espacial Portuguesa. 

A 28 de abril 2021, foi autorizada a transferência de 657 mil euros, montante não executado em 2020, ao abrigo do Contrato-Programa entre a Região Autónoma dos Açores e a Associação RAEGE Açores – Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais. 

  Comentários