GERADOR: A PLATAFORMA QUE TRABALHA COM OS FUNDOS PARA PROMOVER A CULTURA
O Gerador é uma plataforma portuguesa independente que dá palco à cultura, jornalismo e educação.
Maria João Silva
Texto
24 de Junho 2022, 14:00
summary_large_image

Tiago Segorelho, presidente do Gerador, durante a sua intervenção na oitava edição do EuroRegião Talks explicou que o Gerador pretende ceder à população informação suficiente para tomar as suas próprias decisões.

O projeto conta com uma revista, que se dedica a um jornalismo lento centrado em conteúdos de investigação num período em que a geração mais jovem “recolhe informação diretamente através das redes sociais”, aponta o interveniente.

No ramo da cultura, o Ignição Gerador pretende promover a cultura em Portugal, não esquecendo também a formação através da Academia Gerador que oferece workshops focados na cultura e no jornalismo e também na investigação.

Ao nível do financiamento europeu, o Gerador recebeu um apoio conquistado em concurso e que fez com que o Gerador fizesse parte de um consórcio, juntamente com quatro entidades, que vai identificar as principais variáveis a avaliar estatisticamente na União Europeia ao nível da União Europeia. Além dessa iniciativa, o Manifest, que conta com uma verba de um milhão de euros e terá um período de duração de 30 meses, vai mapear dos locais de comércio de pessoas escravizadas na Europa, abrindo posteriormente uma open call para que 36 artistas desenvolvam obras influenciadas pelas conclusões da investigação.

Pode acompanhar a oitava conferência do EuroRegião Talks no canal Youtube do EuroRegião.

  Comentários