ANA ABRUNHOSA: “OS AUTARCAS SEMPRE NOS DISSERAM QUE QUERIAM AS COMPETÊNCIAS”
No segundo episódio de “Falar Europeu”, entrevistámos a ministra da Coesão Territorial que esclarece todas as dúvidas sobre a descentralização e desconcentração de poderes.
Manuel Ribeiro
Texto
17 de Junho 2022, 19:27
summary_large_image

Em entrevista ao EuroRegião, a ministra da Coesão Territorial diz compreender a insatisfação de alguns autarcas no processo de descentralização e avisa que o país não pode, nem aguenta passar de oito para oitenta no imediato. “Se o governo gastava com manutenção um determinado bolo, não pode quintuplicar esse bolo de um ano para o outro”, diz a ministra em relação às escolas.

“Eu entendo um autarca que de repente, passa a ter de responder perante as famílias, porque é que a escola tem aqueles problemas, eu entendo, mas os autarcas também sempre nos disseram que queriam as competências e que faziam mais com menos”, lembra, Ana Abrunhosa, deixando claro que há uma diferença entre manutenção das escolas, que passam para a gestão local e obras de requalificação.

“Às vezes, no discurso dos autarcas, nós percebemos uma certa confusão entre manter… Manutenção. São obras de manutenção não são obras de requalificação, porque para essas obras de requalificação nós temos um conjunto de trezentas e poucas escolas identificadas como sendo prioritárias para fazer essa intervenção, e o Governo reafirma o seu compromisso de as reconstruir”, assegurou a Ministra da Coesão em entrevista que pode ver na íntegra no canal do EuroRegião.

 

  Comentários