MANGUALDE VAI APOIAR A INTEGRAÇÃO DE IMIGRANTES
A Câmara Municipal de Mangualde criou um novo centro que visa apoiar a integração de imigrantes na região.
Maria João Silva
Texto
15 de Junho 2022, 16:30
summary_large_image

Hoje (15/06), o município de Mangualde lançou um novo Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Mangualde (CLAIM), uma infraestrutura de apoio local que tem como função acolher, informar e apoiar cidadãos migrantes.

Segundo Ana Catarina Mendes, Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, que marcou presença no evento, “Portugal tem tido sempre uma política de acolhimento que nos deve orgulhar”, acrescentando que “todos os dias é preciso melhorar procedimentos. Todas as parcerias com as comunidades são essenciais para desenvolvermos uma coesão territorial e social capaz de gerar oportunidades para todos”, referiu.

Já o autarca Marco Almeida destacou a importância deste novo centro: “no contexto atual, de exponencial movimento migratório, quer na procura de novas oportunidades de trabalho, conflitos, terrorismo e guerra ou violações dos direitos humanos, fazem com que o mundo sofra alterações constantes. É, por isso, importante para nós ter definido um objetivo muito claro de integração de todas as pessoas que escolhem este território para viver, para trabalhar, visitar e continuar a promover a coesão e solidariedade social, o acesso à cidadania e o reforço das redes sociais de integração e participação pública dos imigrantes”.

Assim, Mangualde “tem agora uma resposta especializada e de proximidade, que vai permitir que este concelho reforce o apoio que presta aos cidadãos estrangeiros, sejam residentes ou aqueles que nos procuram em momentos dramáticos da sua vida, como é agora o caso dos deslocados da Ucrânia em consequência da Guerra”, esclareceu o presidente da Câmara Municipal de Mangualde.

Os CLAIM são gabinetes/espaços de acolhimento, informação e apoio que têm como missão apoiar todo o processo de acolhimento e integração de pessoas migrantes e promover uma integração de proximidade.

  Comentários