BAIÃO CRIOU “COMPROMISSÓMETRO” PARA ASSEGURAR TRANSPARÊNCIA
Através da ferramenta criada pela Câmara Municipal de Baião, os munícipes podem analisar o cumprimento dos compromissos feitos pela autarquia.
Maria João Silva
Texto
8 de Junho 2022, 09:45
summary_large_image

O “compromissómetro”, disponível na plataforma digital da Câmara Municipal de Baião, pode ser consultado por qualquer cidadão e permite que os munícipes acompanhem, em tempo real, a execução das diversas medidas e ações que foram propostas em Programa Eleitoral, e que são a base do “Programa de Governo” do Executivo Municipal para o mandato 2021-2025.

O documento encontra-se dividido por cores, a verde está representado o que já está feito, a amarelo, o que está em execução e a cinzento, o que falta fazer, podendo também ser consultadas as Empreitadas, contratos interadministrativos, e outras atividades  não incluídas no programa eleitoral. 

O “compromissómetro” é atualizado regularmente e está dividido em nove temáticas: Ambiente urbano e mobilidade; Bem-estar animal; Democracia mais participativa, relação com Associativismo e Agentes Locais de Desenvolvimento; Economia e Investimento; Educação, juventude e desporto; Modernização administrativa e desburocratização; Património e cultura; Recursos do território, florestas e biodiversidade; Saúde, apoio sénior, empreendedorismo e inovação social.

Segundo Paulo Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Baião, mentor desta ideia que já tinha sido implementada no mandato anterior, este instrumento existe porque “importa honrar os compromissos. E porque importa a informação, a transparência, o rigor, a proximidade, indicadores de respeito pelos cidadãos”, explicou.

“Este projeto foi implementado, porque o Executivo reconhece a necessidade e a importância de informar os baionenses sobre a evolução dos processos de execução das várias medidas apresentadas no nosso Programa Eleitoral de forma simples, com transparência e rigor”, esclareceu o autarca.

Durante o último mandato, o “compromissómetro” registou um valor de 99% dos compromissos assumidos, como executados ou em execução à data de corte de 26 de setembro de 2021.

 

  Comentários