COMÉRCIO ELETRÓNICO LIDERA CRESCIMENTO NAS TECNOLÓGICAS ALIMENTARES DA EUROPA
Mercearias eletrónicas e serviços de entregas dominam top de maiores negócios na Europa.
Redação
Texto
3 de Junho 2022, 19:30
summary_large_image

As mercearias e restaurantes eletrónicos, em conjunto com os serviços de entregas, dominam o top 15 dos maiores negócios do setor agroalimentar europeu decorrido em 2021. As contas são da consultora AgFunder, especializada em financiamentos e venture capital no setor agroalimentar.

A plataformas alemãs de entrega de mercearias e de alimentos, respetivamente, Gorillas, e a Flink Food, e a líder holandesa em entregas de alimentos, Picnic, lideram o top 3, com 1000 milhões de dólares de financiamento, 750 e 709 milhões, respetivamente. A finlandesa Wolt e a espanhola Glovo encerram os top 5 da lista, com 530 e 528 milhões.

Com uma empresa unicórnio (start up com valor acima de 1000 milhões de dólares) e várias próximo desse estatuto, o mercado do comércio eletrónico de alimentos tem vindo a crescer, impulsionado pela pandemia global de COVID 19 e pelos novos hábitos criados junto dos consumidores.
Em 2022, prevê a consultora, o mercado tenderá a ficar mais dividido, com o surgimento de mais players locais, o que já é observável no primeiro semestre de 2022, mesmo em Portugal.

À escala nacional, os anos de 2023 e 2024 deverão gerar ainda mais negócio nesta área, impulsionados por iniciativa como a inclusão de marketplaces e plataformas de entregas entre os serviços financiados em iniciativas como o Bairros Comerciais Digitais, iniciativa do Plano de Recuperação e Resiliência, dirigido a consórcios formados por municípios e associações comerciais para desenvolver áreas de comércio tradicional através de candidaturas com uma componente maioritária de digitalização de serviços.

Foto: DR

  Comentários