BRAGA DE PORTAS ABERTAS AO PARLAMENTO EUROPEU
‘Parlamento Europeu à sua porta’ vai estar em Braga de 3 a 5 de junho. A iniciativa pretende que os cidadãos conheçam o trabalho do PE, interajam com os eurodeputados e façam ouvir a sua voz.
Isabel Vilhena
Texto
1 de Junho 2022, 13:32
summary_large_image

O Parlamento Europeu (PE) vai estar em Braga, de sexta-feira a domingo, no âmbito da iniciativa ‘Parlamento Europeu à sua porta’, uma digressão por sete cidades portuguesas com o objetivo de chegar aos cidadãos e dar a conhecer a atividade da instituição.

Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga, e Pedro Valente da Silva, Chefe do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, assinalam o arranque da iniciativa, pelas 10h30 de sexta-feira, dia 3, no Largo de São João do Souto, onde uma estrutura móvel acolherá, até domingo, 5 de junho, todos os que pretendam conhecer melhor o trabalho desta instituição europeia.

Logo depois, pelas 11h, Ricardo Rio participa numa conversa sobre espírito europeu. Ao longo dos três dias, estão também agendadas conversas abertas com os eurodeputados Isabel Carvalhais, José Manuel Fernandes, Nuno Melo e Francisco Guerreiro.

No âmbito desta iniciativa, vai ainda ser entregue o Prémio do Cidadão Europeu 2020 e 2021, ao Corpo Nacional de Escutas e à União das Misericórdias Portuguesas, respetivamente, pelo eurodeputado José Manuel Fernandes, proponente destas candidaturas. No domingo, a atividade em Braga termina com um concerto de Club Makumba, no Espaço Vita, às 19h00.

Durante os três dias, para além de conversas com eurodeputados e com representantes de instituições nacionais e locais, o Largo de São João do Souto vai também receber atividades de criação artística, ações de consciencialização e workshops de escrita criativa e de fotografia e vídeo.

O ‘Parlamento Europeu à sua porta’ é uma oportunidade para as pessoas conhecerem melhor os seus representantes e fazerem ouvir as suas opiniões junto dos eurodeputados, ao mesmo tempo que descobrem projetos apoiados pela União Europeia.

Este projeto-piloto na Europa já passou por Vila Real, Viseu, Coimbra, Évora e chega, este fim de semana, a Braga. As cidades do Porto e Portimão serão as próximas a receber este “centro parlamentar móvel” que inclui visitas ao PE, através da realidade virtual imersiva, tecnologia interativa, debates e outras atividades que procuram mostrar como o Parlamento Europeu toma decisões que fazem a diferença no dia-a-dia dos cidadãos.

  Comentários