EMPRESAS E FUNDOS: “QUEM NÃO COMUNICA, NÃO EXISTE”
Na quarta conferência do EuroRegião Talks, os especialistas da Mesa Redonda “Como aproveitar fundos europeus” debateu o desenvolvimento das empresas portuguesas.
Maria João Silva
Texto
31 de Maio 2022, 16:09
summary_large_image

João Silva, Diretor de Operações da YoungNetwork Group, iniciou a sua intervenção ao mencionar que a digitalização é um dos grandes desafios das empresas portuguesas e referiu que o Plano de Recuperação e Resiliência tem desempenhado um papel essencial na evolução digital do setor empresarial nacional. 

Relativamente ao mesmo tema, Sofia Terlica, economista e uma das autoras do estudo “Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) – Avaliação de Impacto nas diferentes regiões em Portugal”, destacou que é necessário apoiar as empresas nesse processo, nomeadamente através das associações empresariais que os deve apoiar  não só no processo de digitalização, mas também na gestão das próprias empresas. No entanto, Rui Marques, Diretor Geral AEBraga, refere que alguns negócios devem manter e coordenar o negócio digital com o físico para manter a dinâmica económica do país.

No que diz respeito aos Fundos e à transparência da gestão dos apoios financeiros europeus, Sofia Terlica afirma que os Fundos Europeus têm um impacto claro nas regiões e no setor empresarial, desempenhando por um desenvolvimento constante e “persistente” da economia.

Já Diogo Pinto Couto, advogado, refere que é necessário acompanhar as empresas no processo de acesso aos Fundos Europeus, facilitando assim o trabalho dos agentes económicos e até do próprio Governo, acrescentando que muitas das empresas que apoia, chegam “completamente desesperadas com problemas que foram surgindo no caminho”.

Sofia Terlica, ainda durante a sua intervenção na quarta conferência do EuroRegiãoTalks destacou que o Fundo Social Europeu tem um impacte notável na economia das regiões, proporcionando, em alguns países europeus uma evolução mais forte do que o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), sublinhando assim a “importância da formação”, não devendo por isso ser ignorado pelas suas valências.

Pode acompanhar a  quarta conferência do EuroRegião Talks através da transmissão online no canal do EuroRegião.

 

Foto: Captura de tela

  Comentários