PORTALEGRE: UM “PONTO DE PASSAGEM” ENTRE PORTUGAL E ESPANHA
Portalegre recebe, no dia 18 de maio, a terceira conferência do EuroRegião Talks.
Maria João Silva
Texto
16 de Maio 2022, 18:00
summary_large_image

Portalegre é uma das cidades raianas da região do Alentejo. Com cerca de 447 quilómetros quadrados, o município tem 22 mil habitantes espalhados por sete freguesias, sendo por isso a capital de distrito com menos população em Portugal. 

Em 2021, o seu núcleo urbano, com 14.335 habitantes, é a segunda maior cidade do distrito de Portalegre, sendo apenas superada por Elvas que, no mesmo período, tinha 16.084 mil habitantes no seu perímetro urbano. 

Portalegre é uma zona de transição entre o Alentejo mais seco e plano, e as Beiras, mais húmidas e montanhosas. A cidade encontra-se a uma altitude entre os 400 e 600 metros, na zona de transição entre a paisagem plana, mas com muitas colinas  a sul e oeste, sendo uma cidade rodeada pela  Serra de São Mamede, que a rodeia a norte, leste e sueste. 

A nível histórico, o nome de Portalegre terá origem em Portus Alacer (Ponto de passagem) e, no século XII, a cidade teria como principal atividade dar abrigo e mantimentos aos viajantes. O rei D. Dinis, mandou edificar as primeiras muralhas em 1290, as quais ele próprio viria a cercar na sequência da guerra civil que o opôs ao seu irmão, que alegava que D. Dinis era filho ilegítimo. 

Em 1549, foi criada a Diocese de Portalegre, a mando do papa Paulo III, na sequência de diligências nesse sentido por parte do rei D. João III, que elevaria Portalegre a cidade a 23 de maio de 1550. 

Os interessados podem juntar-se ao EuroRegião e às várias personalidades da política local, do mundo académico e do setor empresarial, no próximo dia 18 de maio, ou acompanhar a sessão através do site e das redes sociais do EuroRegião.   

  Comentários