BARCELOS VAI TRANSFERIR 7 MILHÕES DE EUROS
Durante o ano de 2022, a Câmara Municipal de Barcelos vai transferir mais de 7 milhões de euros para as juntas de freguesia da região.
Maria João Silva
Texto
9 de Maio 2022, 17:30
summary_large_image

O Município de Barcelos vai transferir mais de 7 milhões para as freguesias do concelho. Desse valor, cinco milhões de euros (ME) fazem parte do Fundo de Financiamento das Freguesias e dois milhões estão incluídos em  contratos de delegação de competências. 

Mário Constantino, presidente da Câmara de Barcelos destacou, durante a sessão de assinatura de contratos, a necessidade de colaboração entre o município e as freguesias, afirmando que cada euro que o município transfere para as Juntas de freguesia é um euro bem investido no desenvolvimento do concelho”. Já o Vice-presidente, Domingos Pereira, responsável pelo Pelouro Financeiro, garantiu aos autarcas que estas verbas começam a ser pagas, já na próxima segunda-feira. 

Segundo a notícia avançada pela VMTV, os contratos assinados entre a autarquia e as freguesias vão regular as relações jurídicas de coordenação e colaboração entre Câmaras e autarquias locais e ceder maior flexibilidade e capacidade face aos desafios e exigências à administração pública. Assim, com as verbas do município, as freguesias da região assumem competências específicas nas áreas dos Equipamentos Rurais e Urbanos, Rede Viária Municipal, Património, Cultura, Desporto, Atividades Recreativas e de Lazer, Gestão de Espaços Verdes, Educação, Proteção Civil, Prevenção da Covid-19 e Orçamento Participativo. 

Além desta medida, o município assinou outros contratos interadministrativos de forma a assegurar a transferência de mais dois milhões de euros, para a gestão e manutenção de espaços verdes, limpeza de vias e espaços públicos, sarjetas e sumidouros, manutenção, reparação e substituição do mobiliário urbano em espaço público, realização de pequenas reparações nos estabelecimentos de educação pré-escolar e do primeiro ciclo e manutenção dos espaços envolventes a esses estabelecimentos de ensino. 

  Comentários