AZEITE DO ALENTEJO VAI SER MAIS SUSTENTÁVEL
O Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo quer melhorar o desempenho ambiental, social e económico e reforçar a sustentabilidade do setor.
Maria João Silva
Texto
11 de Abril 2022, 12:08
summary_large_image

A Universidade de Évora (UÉ), juntamente com a Associação de Olivicultores do Sul (Olivum) criaram um Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo (PSAA) através do qual pretendem melhorar o desempenho ambiental, social e económico do setor.

Segundo o estabelecimento de Ensino Superior, a iniciativa, que está a ser apoiada pelo Programa Operacional Alentejo2020, quer “responder aos desafios atuais, através do reforço da capacitação empresarial” das pequenas e médias empresas (PME) do setor olivícola e implementação de  “melhores práticas de sustentabilidade”, nomeadamente, a “eficiência de uso de recursos, no desenvolvimento do capital social, na produtividade e criação de valor e na competitividade, resiliência e imagem internacional”, pode ler-se no comunicado citado pelo Jornal O Digital.

Assim, segundo Maria Raquel Lucas, professora do Departamento de Gestão da Universidade de Évora, os objetivos do Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo, além de “apoiar os agentes económicos na melhoria do desempenho ambiental, social e económico da atividade olivícola da região” pretendem também dar “maior competitividade regional e permitir que os agentes do setor do azeite na região do Alentejo possam melhorar a sua performance económica, ambiental e social” e ainda responder “a oportunidades de mercado e aos riscos de distinta índole que atualmente enfrentam, através de uma iniciativa coletiva, abrangente e não discriminatória”, esclareceu.

Para responder a estes objetivos,  a iniciativa foi desenvolvida em cooperação com agentes do setor do azeite de forma a “tornar a agricultura e o setor agroalimentar mais sustentáveis”, afirmou a mesma fonte.

O PSAA vai ser apresentado no Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT), em Évora, às 09h00 de terça-feira, dia 12 de abril.

  Comentários