A Câmara Municipal de Aveiro vai “subir um metro” o coroamento da nova estrada-dique, como medida de prevenção face à subida do nível das águas, uma vez que estas já galgam o sistema de eclusas e comportas que protegem a cidade de inundações.
Segundo o autarca, Ribau Esteves, em declarações à Lusa, a Câmara está “neste momento, e desde setembro do ano passado” a trabalhar com o gabinete de engenharia de Carmona Rodrigues para produzir “cálculos previsionais sobre aquilo que será o nível médio da água do mar nesta zona de limite do sistema de eclusas e comportas com a ria”, de modo a poder tomar “medidas concretas”, como por exemplo “subir a cota do topo do muro do sistema de comportas eclusas”.
“Hoje, numa situação de maré alta, se olharmos da ponte de eclusa, vemos que a água lhe está a tocar no topo e se tiver um bocadinho de agitação, por força do vento, faz galgamentos, pelo que seria estúpido nós deixarmos a estrada à mesma cota da eclusa,” considera.
De acordo com a autarquia, a obra na Rua do Sal prevê a requalificação de uma antiga estrada que ruiu parcialmente, atribuindo-lhe a nova função de “dique” para contribuir para a estabilização do ecossistema e preservação das espécies marinhas, com um sistema de enrocamento para estabilização da margem do canal da Ria de Aveiro, acompanhado de um sistema hidráulico de drenagem das águas das marinhas, assim como uma faixa para circuito pedonal.
O projeto para a nova “estrada-dique”, que liga a Marinha da Troncalhada à zona das instalações do Clube Naval de Aveiro e do Sporting Clube de Aveiro, tinha um investimento inicialmente previsto em 1 855 000 euros.
