PAN QUER QUE GOVERNO E ANA PAGUEM OBRA NO AEROPORTO DA HORTA
Segundo os candidatos do PAN Açores, a obra é “fundamental” e tem sido “vergonhosamente adiada pelos sucessivos governos da República”.
Redação
Texto
26 de Janeiro 2022, 12:04
summary_large_image

Os candidatos do PAN ao círculo eleitoral dos Açores, Sónia Domingos e Alexandre Costa, defendem que deve ser o Governo central e a ANA – Aeroportos de Portugal a cobrir os custos da expansão da pista do Aeroporto da Horta, na Ilha do Faial.

Na sequência de uma reunião entre o partido e o Grupo Aeroporto da Horta, Sónia Domingues argumentou que o aumento da pista “é uma obra emergente para a continuidade das obrigações de serviço público. É fundamental para uma aterragem em segurança e para a economia do Faial para a exportação de produtos. Para que a carga não seja desviada por voos inter-ilhas,” afirmou em declarações ao Tribuna das Ilhas.

Segundo a mesma, “com o crescente número de passageiros desembarcados e dormidas no Faial, é vergonhoso continuarmos a ouvir que a nossa rota é deficitária como pretexto para adiar uma obra crucial para a região,” considera.

Na opinião do PAN, a obra tem sido “vergonhosamente adiada pelos sucessivos governos da República e necessita, o mais rapidamente possível, de um consenso”.

O jornal regional aponta que o aeroporto da Horta não cumpre os parâmetros de comprimentos mínimos admissíveis para a segurança dos passageiros e, o cumprimento reduzido da pista, também aumenta o custo ambiental nas aterragens e descolagens porque provoca um maior consumo de energia e de combustível.

Neste momento, as condições da pista não permitem a aterragem de aeronaves A320 ou A321NEO, impossibilitando, por exemplo, a existência de voos diretos de e para Lisboa.

  Comentários