“VALORIZAR SOCIAL” E “QUALIFICA SOCIAL” VÃO FORMAR 7400 PESSOAS
O programa de formação pretende dar resposta às necessidades do setor social, valorizar os seus profissionais e reforçar os recursos humanos.
Redação
Texto
17 de Janeiro 2022, 13:00
summary_large_image

Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, revelou que os programas “Valorizar Social” e “Qualifica Social” vão abranger cerca de 7400 pessoas em 2022. Segundo a governante, os programas  visam valorizar os trabalhadores sociais e reconverter desempregados para o setor. 

“Estamos a dar um passo gigante em frente, porque o compromisso que estamos aqui hoje a assinar vem na sequência de uma reivindicação e de uma preocupação sinalizada pelos parceiros do setor social, assumida seja no compromisso de cooperação de 2020, seja agora no novo pacto da cooperação, onde é assumido como prioridade total esta qualificação dos recursos humanos no setor social”, afirmou. 

De acordo com a mesma fonte, o reforço da oferta formativa vai dar resposta às atuais necessidades do setor social, sendo necessário “fazer de cada um dos trabalhadores do setor social um trabalhador que é valorizado e que sente que vale a pena e tem sentido trabalhar nesta área”, explicou. 

A ministra recordou que a economia social representa mais de 6% do emprego em Portugal, valor que demonstra o impacto do setor na criação de emprego e desenvolvimento dos territórios. 

Os programas, que têm como objetivo incrementar as competências de gestão e digitalização das instituições para os dirigentes e trabalhadores de instituições sociais, contam com a Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional; Confederação Cooperativa Portuguesa, Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade;  União das Misericórdias Portuguesas e União das Mutualidades Portuguesas como parceiros. 

  Comentários