LEGISLATIVAS 2022: SE VOTA EM COIMBRA, CONHEÇA OS CANDIDATOS POR ESTE CÍRCULO ELEITORAL
As eleições legislativas servem para eleger o primeiro-ministro de Portugal, mas quando está a votar, está, também, a eleger quem vai representar o seu distrito na Assembleia da República.
Manuel Ribeiro
Texto
14 de Janeiro 2022, 11:00
summary_large_image

O círculo eleitoral de Coimbra conta com 374 980 eleitores inscritos, e elege 9 deputados(as) para a Assembleia da República.

Nas últimas eleições legislativas, o PS (39,02%) elegeu cinco deputados para a Assembleia da República que, por sua vez, devem dar o seu melhor não só na apresentação de propostas legislativas que melhorem a vida dos cidadãos, como no dever de escrutinar o Governo (ou os órgãos de qualquer entidade pública) da maneira que acharem necessária para exercerem os seus mandatos. Em 2019, Marta Temido encabeçou a lista do PS por Coimbra, acompanhada por Pedro Sales Guedes, João Albino Ataíde das Neves, Cristina de Jesus e Tiago Estevão Martins. Pelo PSD (26,61%), foram eleitos três deputados, Mónica Quintela, António Maló de Abreu e Paulo Jorge Carvalho Leitão. O Bloco de Esquerda (11,18%) elegeu José Manuel Pureza.

Se vai votar em Coimbra, saiba quem são os candidatos que está a colocar na Assembleia da República em sua representação:

(Nota: esta foi a informação que o EuroRegião encontrou disponível online)

Partido Socialista (PS)

Marta Temido

A atual ministra da Saúde, natural de Coimbra, é doutorada em Saúde Internacional, pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa, detendo um Mestrado em Gestão e Economia da Saúde, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e Licenciatura em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Especializada em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, exercia os cargos de subdiretora do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da UNL e de Presidente não executiva do conselho de administração do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa antes de assumir funções no XXI Governo. Entre 2016 e 2017, foi presidente do conselho diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde.

Exerceu responsabilidades de administração e gestão em diversos hospitais do Serviço Nacional de Saúde, assim como em outras entidades do setor, nomeadamente na Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, cuja direção presidiu entre 2013 e 2015.

Partido Social-Democrata (PSD)

Mónica Quintela

É advogada e deputada na Assembleia da República desde 2019.

Bloco de Esquerda (BE)

José Manuel Pureza

É Professor de Relações Internacionais na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Tem sido docente convidado em várias universidades estrangeiras.

É deputado na Assembleia da República desde 2015.

Coligação Democrática Unitária PCP-PEV (CDU)

Manuel Pires da Rocha

Professor de violino. É diplomado em Violino pelo Instituto Gnessin (Moscovo, URSS, 1988). Integrou comissões para a reforma do Ensino Artístico Especializado. Integrou a direção do Ateneu de Coimbra e foi diretor do Conservatório de Música de Coimbra e de Loulé.

Foi autor do documentário, «Povo Que Canta – Passo Segundo», para a RTP.
É membro da Assembleia Municipal de Coimbra.

Partido do Centro Democrático Social – Partido Popular (CDS-PP)

Jorge Alexandre Almeida

Professor Universitário no Instituto Politécnico de Coimbra, Presidente da Distrital de Coimbra do CDS-PP e Deputado Municipal em Coimbra.

Partido Pessoas Animais e Natureza (PAN)

João Pedro Costa

É natural de Coimbra, licenciado em Sociologia (FEUC), Mestre em Gestão (ISCTE) e Doutorado em Gestão (FEUC). 

É docente no Instituto Politécnico de Tomar, nas áreas de Gestão e Pessoas e Comportamento Organizacional. 

Investigador no Centro de Estudos e Investigação em Saúde da Universidade de Coimbra (CEISUC) e no Centre for Business and Economic Research (CeBER). 

Iniciativa Liberal (IL)

Orlando Monteiro da Silva

É presidente da Associação Nacional dos Profissionais Liberais. Foi Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, entre 2001 e 2020. Presidiu o Conselho Nacional das Ordens Profissionais e a Federação Dentária Internacional.

CHEGA (CH)

Paulo Alexandre Ralha

Foi professor do ensino preparatório (1990-1996), técnico de seguros (1997-1999) e é técnico da administração tributária desde 1999. Foi Presidente da Direção Nacional do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (2011-2019).

Em termos políticos, foi candidato às eleições legislativas de 2011, pelo Bloco de Esquerda, no círculo eleitoral de Braga, foi candidato do PS à Câmara Municipal de Barcelos, nas eleições autárquicas de 2001, e deputado do PS na Assembleia Municipal de Barcelos, entre 1997 e 2005.

LIVRE (L)

Rui Mamede

Natural de Leiria, é gestor organizacional no setor farmacêutico.

  Comentários