LEGISLATIVAS 2022: MOVIMENTO QUER TOMADA DE POSIÇÃO "CLARA" SOBRE O LÍTIO
Para os ambientalistas, a questão ficou fora dos debates por ser “incómoda”, mas é essencial ouvir os partidos sobre o tema para “votar de uma forma esclarecida”, consideram.
Redação
Texto
14 de Janeiro 2022, 10:00
summary_large_image

O Movimento Não às Minas – Montalegre apelou aos partidos políticos na corrida para as eleições legislativas para que assumam uma posição “clara e inequívoca” sobre a exploração mineira.

“Importa saber se são a favor ou se são contra o plano de fomento mineiro em curso e, sendo contra, que iniciativas tomarão para o travar, pois trata-se de uma questão de grande relevância não só para o futuro do país, mas também para o futuro das populações e das respetivas regiões impactadas,” declarou o movimento ambientalista, num comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo a mesma, a “sua ausência [desta questão] nos debates televisivos intrapartidários” deve-se ao facto de ser “uma questão incómoda”. Contudo, existe “necessidade de todos os partidos que se apresentam a sufrágio tornem públicas as suas posições relativamente à exploração mineira de lítio, volfrâmio e outros minerais”, de modo a que “os eleitores e, em particular, as populações diretamente afetadas pelas consequências dessas mesmas explorações, possam votar de uma forma esclarecida e em conformidade com os princípios que defendem”.

  Comentários