LEGISLATIVAS 2022: CONHEÇA OS CANDIDATOS A REPRESENTAR LEIRIA
Nas próximas semanas, e até 30 de janeiro, o EuroRegião vai publicar o perfil dos cabeça de lista candidatos pelos principais partidos aos 22 círculos eleitorais.
Redação
Texto
13 de Janeiro 2022, 11:00
summary_large_image

Leiria tem 413.617 eleitores que irão eleger 10 deputados para a Assembleia da República. Em 2019, o PSD conseguiu ficar com metade dos assentos parlamentares deste círculo eleitoral (com 33,52% dos votos), deixando quatro deputados para o PS (31,07%), e um para o Bloco de Esquerda (9,36%).

Já nas últimas eleições autárquicas, houve algumas mudanças. O PS venceu com 34,22 %, seguido do PSD, 13,20 %, e do CDS-PP com 10,81 %.

No final do mês os leirienses terão 18 escolhas possíveis no boletim de voto. Estes são os cabeças de lista de todos os partidos com assento parlamentar:

Partido Socialista (PS)

António Lacerda Sales

É médico e o atual secretário de Estado Adjunto e da Saúde. Nasceu em Leiria, onde foi médico ortopedista no Hospital de Santo André, na Clínica de S. Francisco, e no seu consultório pessoal.

Já foi líder da Federação Distrital do PS em Leiria, numa altura em que o partido ganhou “praticamente tudo o que havia para ganhar”. Até ser eleito para a Assembleia da República, por este círculo eleitoral, em 2015 e 2019.

Em 2021, foi distinguido pela Gazeta das Caldas como “personalidade do ano” devido ao seu papel no combate à pandemia.

Partido Social-Democrata (PSD)

Paulo Mota Pinto

É jurista, e ex-juiz Conselheiro do Tribunal Constitucional, docente universitário, Presidente da Assembleia Municipal de Pombal e Presidente do Congresso Nacional do PSD.

Já foi deputado por Coimbra (2009), a cidade onde nasceu, onde estudou e onde lecionou, e por Lisboa (2011).

Defende a abertura da Base Aérea de Monte Real (BA5) ao tráfego aéreo civil e a requalificação da linha do Oeste como prioridades.

Bloco de Esquerda (BE) 

Ricardo Vicente

É Engenheiro Agrónomo e especializado em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável.

Representará o círculo de Leiria pela segunda vez, depois de ter sido eleito em 2019, e define como prioridades a luta contra as alterações climáticas, a preservação ambiental e o investimento na ferrovia.

“Juntamos a nossa voz a quem luta por uma resposta cabal às alterações climáticas, não apenas pela redução de emissões, mas também pela adaptação dos territórios. No distrito de Leiria e no País crescem os eventos extremos como a seca, as ondas de calor, os tornados e os dilúvios, mas também a subida dos níveis médios das águas do mar e a erosão costeira, a frequência e a perigosidade dos incêndios, entre outros,” afirmou durante a apresentação da sua candidatura.

Pertence às seguintes comissões parlamentares: Comissão de Orçamento e Finanças, Comissão de Agricultura e Mar; Comissão Eventual de Inquérito Parlamentar à atuação do Estado na atribuição de apoios na sequência dos incêndios de 2017 na zona do Pinhal Interior; Grupo de Trabalho – Inovação e Valorização dos Produtos e das Cadeias Agroalimentares.

Coligação Democrática Unitária PCP-PEV (CDU) 

Heloísa Apolónia

A deputada d’Os Verdes tem 52 anos e é jurista. Representou o círculo eleitoral de Setúbal em oito mandatos na Assembleia da República e, depois de um tempo em que se dedicou à posição de vereadora sem pelouros na Câmara da Oeiras, voltou ao Parlamento em 2019, quando se estreou por Leiria.

Segundo o comunicado da CDU, a sua candidatura “persegue dois objetivos essenciais: dar prioridade, com uma candidatura encabeçada por uma das mais destacadas dirigentes do Partido Ecologista Os Verdes, às questões do desenvolvimento sustentável e da defesa do meio ambiente num distrito onde se acumulam consequências e persistem perigos de novas tragédias ambientais, económicas, sociais e humanas” e “assumir, com confiança, o objetivo do reforço da CDU no distrito de Leiria, com a eleição, pela primeira vez desde há vários anos, de uma deputada à Assembleia da República pelo distrito de Leiria”.

Partido do Centro Democrático Social – Partido Popular (CDS-PP) 

António Galvão Lucas

É gestor de empresas e Coordenador do Gabinete de Estudos e Membro da Comissão Executiva do CDS-PP. Já foi presidente da Juventude Popular de Lisboa e deputado municipal na capital.

“Leiria é, pela sua heterogeneidade e assimetrias, um distrito muito particular, uma espécie de mini Portugal, que padece dos mesmos problemas que o país a nível nacional, com a agravante de ter de sentir todos estes males num espaço geográfico mais contiguo. Da falta de coesão e desordenamento territorial, a problemas crónicos de acessibilidades, à dificuldade de acesso aos serviços mínimos de assistência na saúde, com milhares de empresas asfixiadas com impostos que lhes retiram toda a capacidade de serem competitivas e rentáveis e assim poderem apostar na geração de empregos para jovens, por exemplo, que saem das universidades com perspectivas assombrosas em relação ao seu futuro,” considera o candidato.

Partido Animais e Natureza (PAN) 

Liliana Vieira

É técnica superior de análises clínicas no Centro Hospitalar de Leiria e tem 35 anos. Nas últimas eleições autárquicas foi candidata à Assembleia Municipal de Leiria.

“Desde criança que se lembra de ter discussões com as pessoas adultas, afirmando a viva voz que a culpa das alterações climáticas era nossa, da espécie humana,” pode ler-se na sua biografia no site do partido PAN, ao qual se filiou em 2012.

Uma das prioridades do partido para a região é a recuperação de lagos e ribeiras, através do aumento da fiscalização do número de explorações pecuárias intensivas e do apoio aos negócios de agricultura biológica com baixa utilização de recursos hídricos.

Iniciativa Liberal (IL) 

Dário Florindo

É um “consultor dedicado a temas de melhoria de performance e gestão do Setor Público,” informa a IL. Acumula ainda a função de coordenador financeiro do Núcleo Territorial de Leiria do partido.

Em entrevista ao jornal Região de Leiria, destacou o alargamento do leque de opções de saúde para os cidadãos e a permissão de negócio no Pinhal de Leiria, “para que incêndios como o de 2017 não se repitam”, como principais objetivos da candidatura.

Em segundo na lista está Nuno Carrasqueira que liderou a candidatura da IL à Câmara Pombal, em 2021.

CHEGA (CH) 

Gabriel Mithá Ribeiro

Nasceu em Moçambique, em 1965. É licenciado em História e tem um mestrado em Estudos Africanos. Atualmente, é vice-presidente da direção nacional do Chega, e coordenador do Gabinete de Estudos do partido, e escreve uma coluna de opinião no jornal Observador.

É também docente, investigador e tem várias obras publicadas.

Nas últimas eleições autárquicas foi candidato à Câmara Municipal de Alcochete.

LIVRE (L)

Filipe Honório

Tem 30 anos e é natural de Leiria. Tem uma licenciatura em Gestão pelo Instituto Politécnico de Leiria, e um mestrado em Relações Internacionais pela Faculdade de Economia pela Universidade de Coimbra.

“Desde as iniciativas escolares desde o ensino secundário, que incluíram participações em jornadas europeias no Parlamento Europeu em Estrasburgo, envolvi-me mais ativamente naquilo que é a discussão pública. Em 2014 estive no congresso fundador do LIVRE e pela primeira vez aderi a um partido, com a certeza que era aqui o meu espaço ideológico,” afirma.

Foi candidato pelo Livre às eleições europeias de 2019, e à Câmara de Leiria, em 2021.

Quer ser a “voz progressista e ecologista”, num “distrito algo conservador”, destacou em entrevista ao jornal Notícias de Leiria.

  Comentários