GOVERNO VAI APOIAR PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO FOCADOS NA AGRICULTURA
Os quatro avisos lançados pelo Executivo Português vão, de acordo com a ministra da agricultura, ajudar “Portugal a recuperar da crise pandémica”.
Redação
Texto
5 de Janeiro 2022, 12:00
summary_large_image

O Estado português lançou quatro avisos para projetos centrados na investigação, desenvolvimento e inovação do setor agrícola. Os projetos, que contarão com a uma verba de 4 milhões de euros cada, devem dar resposta às iniciativas “Alimentação Sustentável”; “Uma só Saúde”, “Excelência da Organização da Produção” e “Promoção dos produtos agroalimentares portugueses” da Agenda de Inovação para a Agricultura 20/30. 

O desenvolvimento da produção nacional, a adoção de sistemas de produção e distribuição mais sustentáveis e as cadeias curtas de abastecimento fazem parte das prioridades do primeiro aviso que, num segundo plano, procura sensibilizar os consumidores para a adoção de uma alimentação nutricionalmente equilibrada e para o consumo de produtos de época e de carne de pequenos ruminantes autóctones. 

O segundo aviso tem como ambição estimular sinergias intersetoriais e harmonizar abordagens e metodologias que permitam avaliar, prever e prevenir eventuais riscos de origem animal, alimentar, resistência aos antimicrobianos e outras ameaças emergentes. Já o terceiro pretende reforçar a coordenação da produção, processo que permite intensificar o ganho em escala e a valorização dos produtos agroalimentares e, consequentemente, os rendimentos dos produtores. 

O último aviso, por sua vez, pretende estimular a inovação dos produtos agroalimentares, fazendo com que estes sejam capazes de responder às atuais tendências de consumo de forma a aumentar a notoriedade dos produtos nacionais. 

Maria do Céu Antunes, ministra da agricultura, referiu que “todas estas medidas, que materializam a Agenda de Inovação ‘Terra Futura’, vêm juntar-se a quatro concursos que já tínhamos lançado no âmbito do PRR, com uma dotação total de 16 M€, nas temáticas “Mitigação das alterações climáticas”, “Adaptação às alterações climáticas”, “Territórios Vulneráveis” e “Agricultura 4.0”, acrescentando que as iniciativas “ajudam Portugal a recuperar da crise pandémica, beneficiando o setor agrícola e contribuindo para o crescimento sustentável do país”, concluiu. 

A apresentação de candidaturas aos quatro avisos pode ser feita  através da ligação https://www.ifap.pt/prr-c05-candidaturas até aos dias 29 de abril de 2022, 30 de setembro de 2022, 16 de maio de 2022 e 30 de setembro de 2022, respetivamente. 

  Comentários