
Até 7 de janeiro, as cantinas das escolas públicas da cidade do Porto vão assegurar as refeições dos estudantes do 1.º Ciclo do Ensino Básico e das crianças do Jardim de Infância. A iniciativa, com o nome Escola Solidária, é extensível aos irmãos dos alunos, com idades compreendidas entre 3 e os 10 anos, mesmo que não frequentem um estabelecimento de ensino da rede pública do Porto.
De 20 a 30 de dezembro, os estabelecimentos vão proporcionar duas refeições: almoço e lanche, o que possibilita o apoio às famílias e crianças mais necessitadas. Durante esse período, as refeições vão ser gratuitas para os alunos do Escalão A, e têm o valor de 0,73 cêntimos e 1,46 euros para as crianças dos Escalões B e C, respetivamente.
De forma a evitar o desperdício alimentar, os encarregados de educação terão, obrigatoriamente, de efetuar inscrição prévia junto do respetivo agrupamento de escolas. Já no período de suspensão letiva, cada agrupamento deverá definir um estabelecimento de ensino que acolha os filhos ou outros dependentes a cargo dos profissionais considerados essenciais.
A iniciativa Escola Solidária foi lançada pela Câmara Municipal do Porto e já assegurou apoio às famílias e estudantes em vários períodos de férias escolares, como o Verão e a Páscoa.






