
O ex-presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, renunciou ao cargo de vereador, ele que perdeu a reeleição para o terceiro – e último – mandato consecutivo nas autárquicas de setembro, informou José Manuel Silva, líder do município, na passada segunda-feira, dia 20 de dezembro. José Dias, ex-presidente da Associação Académica de Coimbra, irá assumir as funções.
Depois de ter sido derrotado nas eleições pela coligação Juntos Somos Coimbra, dirigida por José Manuel Silva, por maioria absoluta, o autarca já havia pedido suspensão do mesmo durante o período de organização do último congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que liderou ao longo de oitos anos. Também o seu cargo na ANMP, por sua vez, é agora dado por encerrado, uma vez que não foi reeleito para o mesmo.
Ligação à autarquia chega ao fim após 19 anos
Com a decisão de renunciar ao cargo de vereador, Manuel Machado coloca um ponto final na sua ligação à autarquia de Coimbra que, no total, presidiu ao longo de 19 anos. Primeiro, entre 1990 e 2001 e, depois, mais recentemente, entre 2013 e 2021.
Nas autárquicas de setembro, o PS, encabeçado pelo agora ex-presidente, alcançaram o total de 32,65% dos votos, percentagem que equivale a quatro lugares, enquanto a coligação Juntos Somos Coimbra (PSD/CDS-PP/NC/PPM/A/RIR/VP) teve 43,92%, correspondente a seis mandatos.
Ainda na reunião, José Manuel Silva comunicou uma “falta justificada” do ex-vice-presidente da Câmara de Coimbra e vereador do PS, Carlos Cidade, “por motivo de férias”. Hernâni Caniço assumiu o cargo dada a sua ausência.






