
Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, foi eleita presidente do Conselho Diretivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), no dia de abertura do XXV Congresso da ANMP que decorre, este fim de semana, em Aveiro. Carlos Moedas, presidente da Câmara de Lisboa, foi eleito presidente da Mesa do Congresso e Jorge Pinto, presidente da Câmara de Borba, assume o Conselho Fiscal da Associação.
A presidente do Município de Matosinhos é a primeira mulher à frente da ANMP substituindo Manuel Machado, antigo presidente da Câmara de Coimbra, cidade onde está sedeada a organização.
Para o novo mandato, Luísa Salgueiro terá como principais desafios a “conclusão do processo de descentralização de competências do Estado para os municípios, a concretização de projetos no âmbito do PRR, a discussão do novo quadro de apoio comunitário e a reposição das finanças locais, depois dos investimentos imprevistos realizados pelos municípios no âmbito do combate à pandemia”, sintetizou a edil aos jornalistas.
Centenas de autarcas de todo o país estão reunidos no XXV Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses que acontece no sábado e domingo (11 e 12 de dezembro), em Aveiro, para discutir a descentralização de competências, a regionalização e o financiamento local.
Foto: Miguel Cordovil/ANMP






