GOVERNO VAI REFORÇAR O SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE
O Executivo vai reforçar o orçamento do SNS com mais 745 milhões de euros. A verba deverá ser canalizada para o fortalecimento do corpo profissional e da capacidade de resposta do serviço.
Redação
Texto
10 de Dezembro 2021, 13:00
summary_large_image

O investimento de 745 milhões de euros (ME) visa reduzir a dívida do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e aumentar a sua capacidade de resposta. Este valor surge após o Ministério da Saúde ter canalizado 350 ME para os hospitais públicos. 

Da verba, 630 milhões de euros vão ser cedidos aos hospitais, e 115 ME às Administrações Regionais de Saúde (ARS). 

Este reforço surge após um forte esforço financeiro resultante da pandemia de COVID-19, centrado na  recuperação da atividade assistencial (até outubro tinham sido realizadas quase 30 milhões de consultas médicas em cuidados de saúde primários e 590 mil cirurgias, os valores mais elevados de sempre, e mais de 10 milhões de consultas hospitalares), no financiamento de testes de deteção da COVID-19, ou no esforço adicional de vacinação.

Em 2021, houve um investimento total de mais de 1000 milhões de euros para desenvolver um SNS  com maior capacidade de resposta às necessidades dos cidadãos. 

  Comentários