
Em Tomar, durante a apresentação do balanço do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) para a região Centro, João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e da Ação Climática, afirmou: “Queremos mesmo andar mais depressa naquilo que é a descarbonização do nosso País”.
Segundo o Governante, o Executivo português já “lançou as bases para um país diferente” e quer mostrar que o ambiente e a economia não são inconciliáveis.
“Aqueles que ainda acham que o ambiente e a sustentabilidade são um estorvo a que outras dinâmicas económicas e sociais possam aparecer pensaram mesmo mal porque, de facto, o crescimento vai ser feito com investimentos na sustentabilidade”, referiu durante a sua intervenção na apresentação do POSEUR.
A mesma fonte referiu que já foram aprovados 2018 projetos ligados ao ambiente e que estes superam os 2,2 mil milhões de euros dos fundos, representando um investimento total de 3,7 mil milhões de euros, tendo ainda acrescentado que o valor para as áreas abrangidas pelo POSEUR se elevará para os 13 mil milhões de euros no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).






