GOVERNO ASSINOU CONTRATO PARA FINANCIAR NOVO CENTRO QUALIFICA
O recém-criado Centro Qualifica AP, que vai permitir a formação de trabalhadores da administração local, vai ser financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência.
Redação
Texto
30 de Novembro 2021, 16:00
summary_large_image

O Instituto Nacional de Administração e a Fundação para os Estudos e Formação nas Autarquias Locais (FEFAL) assinaram ontem (29/11) o contrato de financiamento do novo Centro Qualifica AP para a Administração Local.  A infraestrutura, criada pelo Governo em parceria com a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e com a FEFAL, vai permitir melhorar o nível de qualificação de 8 500 trabalhadores das autarquias. 

A formação, centrada nos trabalhadores da administração local e, em particular, nos recursos humanos transferidos para as autarquias locais, fará parte do processo de melhoria do serviço público e de aproximação das entidades governamentais à população.  

A iniciativa tem como objetivo capacitar os trabalhadores da Administração Pública para responderem às necessidades dos diferentes órgãos e serviços que integram, potenciando o desenvolvimento dos seus percursos profissionais. Para atingir a meta, cada Centro Qualifica AP deve definir quais as áreas de estudo da sua oferta formativa, adequando a mesma às necessidades do seu corpo profissional. 

O Centro Qualifica AP exige um investimento de 88 milhões por parte do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que será canalizado para a qualificação dos trabalhadores que já integram os serviços do Estado e para atrair jovens mais qualificados, estimando-se a formação de 100 mil trabalhadores e dirigentes nos diversos programas financiados pelo PRR. 

  Comentários