ADAPTAR TURISMO RECEBEU PEDIDOS DE APOIO NO DOBRO DO VALOR DISPONIBILIZADO
O programa do Governo de apoio às PME só esteve aberto durante 48 horas, mas recebeu mais de mil candidaturas. No total, é necessário duplicar a verba para atender a todas.
Redação
Texto
17 de Novembro 2021, 13:00
summary_large_image

O programa Adaptar Turismo recebeu 1.061 candidaturas, traduzindo-se num pedido de apoio total de 19,6 milhões de euros. O Governo disponibilizou inicialmente cinco milhões de euros para apoiar as empresas no setor do turismo, mas uma vez que a dotação esgotou em poucas horas, foi anunciado um reforço de mais cinco milhões. Ainda assim, as verbas só cobrem perto de metade das necessidades.

Segundo uma notícia avançada pelo ECO, o programa destinado a pequenas e médias empresas abriu dia 21 de outubro e esteve a receber candidaturas durante pouco mais de 48 horas.

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) revelou que a verba inicial de cinco milhões foi esgotada em poucas horas, levando assim ao seu reforço que, consideram, continua a ser insuficiente.

“Devido a várias dificuldades no acesso à plataforma nos meros dois dias em que o programa esteve aberto, múltiplos empresários não conseguiram submeter a sua candidatura”, por esse motivo é “absolutamente essencial que a dotação do programa seja rapidamente reforçada de forma significativa”, afirmou a AHRESP, após o fecho das candidaturas, ao Eco.

O Adaptar prevê um apoio máximo de 20 mil euros a fundo perdido, mas até ao momento ainda não foi anunciado novo reforço das verbas disponíveis.

  Comentários