AGRICULTURA APROVOU AVISOS DE CONCURSO DE 300 MILHÕES DE EUROS
O Ministério da Agricultura aprovou um conjunto de avisos que devem ser lançados no primeiro trimestre de 2022 no âmbito do Plano de Desenvolvimento Rural.
Redação
Texto
16 de Novembro 2021, 17:00
summary_large_image

O primeiro aviso vai ser lançado durante esta semana e, com um orçamento de 40 milhões de euros, direciona-se a “investimentos na Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas”, em particular o setor do vinho e do azeite.

Durante o presente mês vai ser também lançada a operação “Custos de Funcionamento e Animação LEADER”, que, através de uma verba de 9,2 milhões de euros (ME), vai permitir a continuidade do financiamento da atividade dos Grupos de Ação Local (GAL) durante o período de transição. Já em dezembro, será lançado o aviso “Investimento na Exploração Agrícola” que, com uma verba de 65 ME, apoia o investimento na exploração agrícola e abrange todos os setores, incluindo o do leite que conta com um orçamento específico de 5 milhões de euros.

O anúncio para a “Melhoria da Eficiência dos Regadios Existentes”, com uma dotação global de 70 mil euros será direcionada para diferentes áreas: 30 ME para o financiamento de obras no âmbito da Segurança de Barragens de Aproveitamentos Hidroagrícolas, e 40 ME para o financiamento de obras no âmbito da Reabilitação e Modernização de Aproveitamentos Hidroagrícolas.

Existe ainda um investimento centrado nos jovens agricultores. O Executivo pretende canalizar 25 milhões de euros para a fixação de jovens agricultores em territórios vulneráveis ao perigo de incêndio, e 30 ME para a instalação nos restantes territórios.

O anúncio “Rede Rural Nacional – Observatório da agricultura e dos territórios rurais”, que tem como objetivo o financiamento de ações de sensibilização e aconselhamento aos consumidores e à população dos territórios rurais, para promover o Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável, contará com uma verba de 5 ME. Por último, a “Criação de Agrupamentos e organizações de produtores” terá um orçamento de 1 ME para financiar os Agrupamentos de Produtores Multiprodutos no arranque da sua atividade.

  Comentários