
Os moradores da Foz do Porto e de Matosinhos estão preocupados com as dragagens frequentes no Porto de Leixões, que deixam as praias da zona com uma espuma escura que demora algum tempo a desaparecer.
Segundo a notícia avançada pela SIC Notícias, uma draga despeja com alguma regularidade uma matéria negra, que é retirada do fundo do porto de leixões. Mas a falta de informação está a preocupar a população local.
A administração do porto de Leixões, contactada pelo canal televisivo, assegura que a matéria expelida pela draga se trata de “areia de excelente qualidade” que é “objeto de análise prévia”.
“São materiais que têm excelente qualidade e que podem ser usadas para as praias, aliás, na praia de Matosinhos grande parte do areal que ali está é areia que nós colocamos lá, foi o porto de Leixões que ao longo das últimas décadas lá foi colocando e engrossando o areal que hoje conhecemos”, garante Hugo Lopes, responsável de operações da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, à SIC.
Contudo, o investigador e hidrobiólogo Bordalo e Sá, contactado pela SIC, explica que “as praias, nomeadamente a praia de Matosinhos e a praia Internacional estão neste momento com uma massa acinzentada em cima da areia branca”.
Segundo o mesmo, “os sedimentos estavam bastante contaminados, nomeadamente, por uma substância que já não é utilizada na indústria, mas é extremamente persistente, e tem o nome de PCB”. “Nós encontrámos valores muito a cima do máximo admissível para a deposição”, alerta.
Continua a não ser claro se a areia pode representar um risco para a saúde pública, mas entretanto, as dragagens vão continuar a acontecer junto ao Castelo do Queijo.






