MINISTRA DA AGRICULTURA ANUNCIA 55 MILHÕES DE EUROS PARA APOIAR JOVENS AGRICULTORES
Além dos apoios lançados em dezembro, a ministra informou ainda que o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum está em consulta pública até dia seis do próximo mês.
Redação
Texto
10 de Novembro 2021, 17:00
summary_large_image

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, anunciou ontem (09/11), durante a comissão parlamentar de Agricultura e Mar, o lançamento de dois apoios, num total de 55 milhões de euros, destinados aos jovens agricultores.

“Em dezembro, vamos lançar dois avisos com 55 milhões de euros para os jovens agricultores”, afirmou Maria do Céu Antunes. Segundo a mesma, um dos avisos vai destinar-se apenas a zonas mais vulneráveis, sem adiantar quais serão os territórios incluídos, e o outro apoio estará disponível para todo o país.

Na mesma reunião, a ministra informou ainda que o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) vai estar em consulta pública, até dia seis de dezembro, despois de cerca de 50 reuniões de auscultação dos agentes da fileira para a construção deste plano.

O PEPAC, no âmbito da reforma da Política Agrícola Comum (PAC), tem que ser apresentado à Comissão Europeia até ao final deste ano, estando a sua implementação prevista para janeiro de 2023.

Sobre o documento, Maria do Céu Antunes considerou que “é uma reforma difícil, se fosse fácil já em 2018 alguém a tinha feito. Estamos convictos de que, não sendo fácil, temos à disposição dos agricultores um instrumento que vai fazer a diferença, sem deixar ninguém para trás”.

“Há maior subsidiariedade. Temos maior independência para desenharmos as nossas medidas. No entanto, temos um conjunto de medidas comuns que não podemos deixar de cumprir”, incluindo uma “maior ambição climática”, e a dimensão social “para promover boas práticas e penalizar quem não cumprir as “condições de dignidade em relação aos trabalhadores e atividade agrícola”, acrescentou.

  Comentários