O secretário regional da Saúde, Célio Mesenes, mencionou que “as baixas médicas, nomeadamente as realizadas por delegados de saúde, ficaram suspensas com a pandemia. No processo de retoma que estamos a desenvolver, será ainda esta semana publicada a criação de novas juntas médicas que permitam a recuperação de todo o tempo perdido”.
Quando questionado sobre a propósito de uma notícia avançada pela Antena 1, que menciona que “doentes oncológicos com incapacidade superior a 60% estão a ser penalizados por falta de juntas médicas”, Célio Meneses referiu que “o que se passa nos Açores decorre de uma lei da Assembleia da República, que determinou que, para os recém-diagnosticados doentes oncológicos, era atribuída 60% de incapacidade. Estamos a cumprir com o determinado na Assembleia da República”, informou.
Relativamente à paragem da atividade e atendimento médico devido à COVID-19, o secretário regional da Saúde explicou que “há muita gente em lista de espera para a realização de juntas médicas” e que este “é um processo complexo. Estamos a tomar todas as diligências para ultrapassar a situação o mais brevemente possível”, afirmou.
Apesar da visita prevista ao concelho da Madalena “no âmbito do Furacão Lorenzo” ter sido cancelado devido às más condições meteorológicas, o Executivo Regional refere que o “O Fórum Autonómico é um espaço de reflexão sobre a autonomia e desafios da mesma em diferentes áreas de intervenção, com impacto direto na sociedade, economia e bem-estar dos cidadãos açorianos”, descreveu o executivo.
De acordo com o Estatuto Político-Administrativo dos Açores, o Governo Regional tem de visitar cada uma das ilhas do arquipélago pelo menos uma vez por ano, com a obrigação de reunir o Conselho do Governo na ilha visitada.
