ACADEMIA DA EUROPA QUER PÔR OS JOVENS A PENSAR SOBRE A UE
Durante este fim-de-semana quarenta jovens vão debater temáticas como o Pacto Ecológico Europeu, a transição digital, economia e geopolítica.
Redação
Texto
5 de Novembro 2021, 16:35
summary_large_image

Começa hoje (05/11), e termina no domingo, a IV Academia da Europa, em Mira (Coimbra), um evento para promover o seu envolvimento dos jovens em assuntos europeus e dinamizar o debate sobre os desafios atuais da Europa.

A Academia foi organizada pelo Europe Direct Região de Coimbra e de Leiria, do Núcleo Associativo para os Estudos Europeus em Coimbra (NAPPEC) e da Federação Nacional de Estudos Europeus (FNEE), e vai contar com 13 oradores e 40 participantes, dos 20 aos 23 anos.

Luís Paulo Costa, vice-presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, afirmou que “estas academias são muito importantes para incutir o espírito e sentimento de ser europeu”, durante a cerimónia de apresentação do evento em que o Notícias de Coimbra esteve presente.

Já o secretário executivo da CIM de Coimbra, Jorge Brito, argumentou que “há quase como uma convocação, que todos os europeístas sentem, daquilo que é a emergência de ser europeu e dos novos desafios que a Europa tem pela frente, numa altura de mudança societária”.

Durante o evento, os participantes vão discutir temáticas como o Pacto Ecológico Europeu, a transição digital, economia e geopolítica.

Segundo Jorge Brito, “a academia, que é já um evento de referência dos valores europeus, pretende também discutir esta transformação de sociedade que estamos a verificar”, sublinhando a preocupação da organização em considerar “aquilo que são os valores do território”.

“A União Europeia tem como um dos seus grandes objetivos combater o afastamento dos cidadãos da política europeia, algo que está reconhecido e notificado e que tem de ser combatido de todas as formas”, continuou.

Este ano a Academia terá lugar nos Palheiros de Mira – Museu e Posto de Turismo, mas em 2022 vai mudar-se para Arganil.

  Comentários