ELETRIFICAÇÃO DA LINHA DO ALGARVE VAI PERMITIR POUPAR TEMPO E DINHEIRO
O ministro das Infraestruturas e da Habitação afirmou que a eletrificação da linha do Algarve vai permitir reduzir a duração de viagens e melhorar as condições de circulação.
Redação
Texto
3 de Novembro 2021, 18:00
summary_large_image

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas e da Habitação, afirmou, durante a Cerimónia da Assinatura do Auto de Consignação da Empreitada de Eletrificação da Linha do Algarve, que a população algarvia poderá vir a ter “viagens com poucas paragens, permitindo uma viagem mais rápida” que passará por Tavira, Olhão e Faro. 

Segundo o governante, “a ferrovia é mesmo o transporte do futuro” e o “comboio voltou a estar no centro do debate nacional”, sendo também um meio de transporte que apoia a transição climática em Portugal.  

O investimento no setor, nomeadamente através do Programa Operacional Ferrovia 2020, que termina em 2023, tem permitido alcançar ganhos “do ponto de vista ambiental” e  também  “do ponto de vista do custo de transporte. Podermos viajar de comboio e viajar em transporte coletivo é uma forma de nós, enquanto comunidade, reduzirmos os custos”, refere o ministro das Infraestruturas e da Habitação. 

Pedro Nuno Santos referiu que o investimento de cerca de mil milhões de euros na ferrovia, tem também um impacto na economia. “Ao mesmo tempo que estamos a fazer este investimento na ferrovia estamos a tentar que o mesmo tenha repercussões na economia nacional. E é por isso que, a par deste investimento na infraestrutura, nós estamos a fazer um investimento importante em material circulante. Vai ser lançado o maior concurso de sempre da CP. São 117 comboios, uma parte deles regionais ao serviço também no Algarve”, concluiu. 

  Comentários