O Horizonte é o maior programa de financiamento da União Europeia destinado ao apoio à investigação, tecnologia e inovação, contando com um orçamento global superior a 77 mil milhões de euros para o período 2014-2020.
O programa funciona através do cofinanciamento de projetos, selecionados a partir de concursos independentes.
Os três pilares fundamentais do Horizonte 2020 são:
A Excelência Científica
É prioridade da EU reforçar e alargar a base científica da EU, tornando o sistema de investigação e inovação Europeu mais competitivo através do financiamento de projetos na área.
Liderança Industrial
Este pilar foca-se no desenvolvimento das tecnologias e inovações, subjacentes às empresas no futuro, e em apoiar as PME europeias inovadoras a crescerem. Para isso, dentro desta prioridade, são adotadas medidas especificas:
- Liderança nas Tecnologias Facilitadoras e Industriais – programa de apoio à investigação, desenvolvimento e demonstração e, quando apropriado, à normalização e certificação, no domínio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Nanotecnologia, Materiais Avançados, Biotecnologia, Fabrico Avançado e Processamento e Espaço.
- Acesso ao Financiamento de Risco para colmatar as falhas no acesso aos empréstimos e capitais próprios em projetos de I&D e de inovação. O InnovFin – EU Finance for Innovators , do Banco Europeu de Investimento (BEI) e da Comissão Europeia, ao abrigo do Programa Horizonte 2020, conjuntamente com os instrumentos financeiros disponibilizados pelo COSME, oferece um conjunto de instrumentos financeiros e aconselhamento, abrangendo toda a cadeia de investigação e inovação de modo a apoiar os investimentos das empresas, incluindo as PME e microempresas;
- A Inovação nas PME disponibiliza serviços personalizado para as necessidades das PME, procurando encorajar todas as formas de inovação e incentivar a sua internacionalização.
Desafios Sociais
Por último, o Horizonte 2020 apoia atividades de investigação ao mercado, através de projetos piloto, demonstração, test-beds e apoio à procura pública e comercialização. O objetivo é desenvolver as seguintes áreas: saúde, alterações demográficas e bem-estar das populações; segurança alimentar, agricultura e floresta sustentável, investigação marinha e marítima, e bioeconomia; energia segura, limpa e eficiente; transportes integrados verdes e inteligentes; alteração climática, ambiente, eficiência de recursos e matérias-primas; sociedades inclusivas e inovadoras; sociedades seguras: acções climáticas.
Entre os projetos portugueses que receberam financiamento através do Horizonte 2020 estão o Observatório Europeu Multidisciplinar do Fundo do Mar e Coluna de Água do Algarve, e o parque de energia offshore híbrida de Aguçadoura (Póvoa do Varzim).
