ALDEIAS HISTÓRICAS VENCEM PRÉMIO DE "MELHOR FILME DE TURISMO DO MUNDO"
O filme realizado nas 12 aldeias portuguesas inclui personagens históricas como os reis D. Dinis, D. João, e Pedro Álvares Cabral.
Redação
Texto
27 de Outubro 2021, 16:00
summary_large_image

“De Corpo e Alma”, o filme realizado por Telmo Martins, para a Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal venceu o prémio “Melhor Filme de Turismo do Mundo” de 2021, atribuído pelo “World’s Best Tourism Film Awards – CIFFT Circuit”.

“Com uma narrativa marcante e personagens que fizeram História, como os reis D. Dinis, D. João, e Pedro Álvares Cabral, que descobriu o Brasil e nasceu e cresceu em Belmonte, uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal, o filme ‘De Corpo e Alma’ leva o espetador numa viagem intensa pelas Aldeias Históricas de Portugal, explorando a visão, a audição e o coração”, afirma a associação das Aldeias Históricas de Portugal, em comunicado à agência Lusa.

Esta que foi a quarta edição do “World’s Best Tourism Film Awards – CIFFT Circuit” teve 40 vídeos, de 16 países, em concurso. No total, houve perto de 46 mil votos em 30 países, sendo que o português ficou em primeiro lugar com 8 133 votos.

Dalila Dias, coordenadora executiva das Aldeias Históricas de Portugal, citada na nota, considera que “as conquistas na vida das Aldeias Históricas de Portugal são o pretérito perfeito e imperfeito” e o prémio é “a prova mais evidente de que as conquistas continuam”.

Assim, esta distinção “contribuirá para o robustecimento das indústrias culturais e criativas no território”, e prova que a arte pode “imortalizar as histórias e estórias de 12 Aldeias Históricas de Portugal – um destino que são 12”, considera a coordenadora.

“É uma forma de fazermos jus aos nossos antepassados pelo legado, de agradecermos às comunidades que habitam nas Aldeias Históricas e de consciencializarmos as gerações mais novas para fazerem perdurar esta identidade”, disse ainda.

O realizador, Telmo Martins, da Lobby Films and Advertising, contou, na nota de imprensa, que está “profundamente feliz e com a sensação de dever cumprido”, por “vencer uma competição deste altíssimo nível, com reconhecimento a nível mundial e comparada aos Óscares dos Filmes de Turismo”.

“Este prémio atesta, ainda, a qualidade do filme produzido, entre tantos de grande qualidade. Inevitavelmente, não nos podemos esquecer que o objetivo da produção deste filme é promover o incrível produto ‘Aldeias Históricas de Portugal’, a sua identidade, história, beleza e atmosfera. São realmente 12 aldeias únicas no mundo, que chegam mais longe e permitem uma gigante promoção com este valioso prémio”, conclui.

As 12 aldeias que integram o projeto são: Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso.

  Comentários